ECONOMIA
Venda de veículos na PB cresce 8,07% em janeiro
Cescimento foi impulsionado pelas vendas de veículos comerciais leves. A projeção é de que o mercado cresça mais 5% este ano.
Publicado em 23/02/2012 às 6:30
A venda de veículos na Paraíba cresceu 8,07% em janeiro deste ano. A alta, comparada ao mesmo mês de 2011, ficou próxima da média nacional (8,85%) e representou a aquisição de 8.959 no Estado.
No Estado, segundo dados levantados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o maior impulsionador deste crescimento foram os veículos comerciais leves, que registraram alta de 19,62% nos meses referenciados.
Já os automóveis de passeio tiveram 2,555 mil unidades vendidas em janeiro deste ano na Paraíba. Enquanto, entre os caminhões, foram 145 e os ônibus somaram 32 unidades. Mas a entrada de motos superou todos os demais, com 5,526 mil vendidas no Estado.
Segundo o vice-presidente da Fenabrave Nacional, José Carneiro, o crescimento das vendas de veículos automotivos acompanhou a evolução econômica do país. "Vivemos uma cadeia de consumo. E, sem fatores que prejudiquem a empregabilidade, a tendência é manter este fluxo contínuo e todos setores crescerem", apontou.
Carneiro, no entanto, faz uma ressalva sobre a participação da Paraíba na região Nordeste.
"O Estado teve boa média, diante do cenário nacional. Mas ainda ficamos para trás entre os nordestinos", comparou José Carneiro.
O movimento nas concessionárias tem sido a prova deste crescimento das vendas. O gerente da concessionária GM da Autovia, Fábio Moura, revela que alta nas vendas em janeiro foi de 14,6% e destaca a variedade de modelos como principal motivo para a maior procura por automóveis.
"Os consumidores estão com um poder de compra maior e as linhas de crédito têm facilitado o consumo", destaca Fábio.
Para o gerente, há um perfil de consumidor mais exigente na Paraíba. "Há cerca de três anos, é difícil algum carro sair sem ar condicionado e direção hidráulica. Outros modelos, além dos líderes (Celta e Classic) também têm recebido muita procura", explicou Fábio Moura. O gerente revelou que a empresa tem planos de ampliar em 20% as vendas para este ano apostando na variedade de modelos e lançamentos feitos no ano.
Projeção para 2012
O desempenho do setor para este ano é promissor. De acordo com o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro, o mercado deverá crescer cerca de 5% neste ano.
"Nosso objetivo é continuar com a boa média que tivemos no primeiro mês deste ano. Em janeiro, vendemos aproximadamente 70,9 carros por dia", comentou. As projeções de vendas para 2012 ainda não estão fechadas e, após o período de Carnaval, a Fenabrave terá informações sólidas do setor.
Comentários