ECONOMIA
Venda de veículos registra alta na Paraíba
Venda de veículos na Paraíba apresentou crescimento de 19,45% números que estão acima da média nacional.
Publicado em 09/12/2011 às 6:30
Crescendo acima da média do país, o número de emplacamentos de veículos na Paraíba em novembro registrou alta de 19,45% em relação ao mês anterior, com 8.151 veículos emplacados contra 6.824 em outubro. O resultado positivo se apoia nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves.
Foram vendidas 2.603 unidades em novembro, numa alta de 37,04%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No acumulado do ano, o resultado positivo vem animando o segmento. Entre janeiro e novembro de 2011, as vendas cresceram 10,59% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante todo o ano, 86.647 veículos foram vendidos, contra apenas 79.352 em 2010. Em relação a novembro do ano passado, os dados da Fenabrave registram uma pequena retração nas vendas, de 3,17%.
Para o presidente da Fenabrave-PB, José Carneiro, a comparação entre os meses de outubro para novembro não traduz a realidade do mercado. “Tivemos uma melhoria em relação a outubro e uma proximidade em relação a novembro do ano passado. Essa mudança foi de mercado, mas não tem nenhuma explicação econômica que a justifique”, aponta.
Mesmo com um crescimento maior do que a média nacional, cujo crescimento no acumulado do ano é de 6,28%, a Paraíba cresce em um ritmo mais tímido do que os outros estados da região, como o Maranhão, que registra o maior crescimento do Nordeste, com 19,01% no acumulado. “Devemos fechar o ano com um crescimento de no máximo 10%, enquanto a região deve fechar com 15%”, projeta Carneiro.
O presidente da Fenabrave-PB diz que, ainda assim, o resultado é positivo. “Melhor do que avaliar mês a mês, é ver que continuamos crescendo acima da média nacional e do que a economia brasileira”, finaliza.
De acordo com o gerente de vendas da Concessionária Autovia, Fábio Moura, a alta nos emplacamentos reflete o resultado da indústria automobilística, que teve um aquecimento neste último mês. “Para a gente, o resultado foi positivo e acreditamos que em dezembro, historicamente um mês muito bom para o setor, tenhamos um crescimento de 30% em relação a novembro”, avalia.
Em relação às vendas do ano passado, o crescimento da concessionária deve ser maior do que a média do Estado, mas não deve igualar a média do Nordeste. “O ano foi bom, devemos crescer cerca de 10% em dezembro em relação ao mesmo mês em 2010, fechando 2011 com aumento nas vendas entre 8% e 10%”, disse.
No país, as vendas de veículos novos registraram alta de 14,6% em novembro, na comparação com outubro. Porém, houve queda de 2,09% com relação a igual mês de 2010.
Comentários