icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de veículos registra alta na Paraíba

Venda de veículos na Paraíba apresentou crescimento de 19,45% números que estão acima da média nacional.

Publicado em 09/12/2011 às 6:30


Crescendo acima da média do país, o número de emplacamentos de veículos na Paraíba em novembro registrou alta de 19,45% em relação ao mês anterior, com 8.151 veículos emplacados contra 6.824 em outubro. O resultado positivo se apoia nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves.

Foram vendidas 2.603 unidades em novembro, numa alta de 37,04%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No acumulado do ano, o resultado positivo vem animando o segmento. Entre janeiro e novembro de 2011, as vendas cresceram 10,59% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante todo o ano, 86.647 veículos foram vendidos, contra apenas 79.352 em 2010. Em relação a novembro do ano passado, os dados da Fenabrave registram uma pequena retração nas vendas, de 3,17%.

Para o presidente da Fenabrave-PB, José Carneiro, a comparação entre os meses de outubro para novembro não traduz a realidade do mercado. “Tivemos uma melhoria em relação a outubro e uma proximidade em relação a novembro do ano passado. Essa mudança foi de mercado, mas não tem nenhuma explicação econômica que a justifique”, aponta.

Mesmo com um crescimento maior do que a média nacional, cujo crescimento no acumulado do ano é de 6,28%, a Paraíba cresce em um ritmo mais tímido do que os outros estados da região, como o Maranhão, que registra o maior crescimento do Nordeste, com 19,01% no acumulado. “Devemos fechar o ano com um crescimento de no máximo 10%, enquanto a região deve fechar com 15%”, projeta Carneiro.

O presidente da Fenabrave-PB diz que, ainda assim, o resultado é positivo. “Melhor do que avaliar mês a mês, é ver que continuamos crescendo acima da média nacional e do que a economia brasileira”, finaliza.

De acordo com o gerente de vendas da Concessionária Autovia, Fábio Moura, a alta nos emplacamentos reflete o resultado da indústria automobilística, que teve um aquecimento neste último mês. “Para a gente, o resultado foi positivo e acreditamos que em dezembro, historicamente um mês muito bom para o setor, tenhamos um crescimento de 30% em relação a novembro”, avalia.

Em relação às vendas do ano passado, o crescimento da concessionária deve ser maior do que a média do Estado, mas não deve igualar a média do Nordeste. “O ano foi bom, devemos crescer cerca de 10% em dezembro em relação ao mesmo mês em 2010, fechando 2011 com aumento nas vendas entre 8% e 10%”, disse.

No país, as vendas de veículos novos registraram alta de 14,6% em novembro, na comparação com outubro. Porém, houve queda de 2,09% com relação a igual mês de 2010.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp