ECONOMIA
Vendas de carros crescem 9,67%
Com incremento de 9,67%, vendas de veículos comerciais leves em janeiro deste ano superaram o mesmo período do ano passado.
Publicado em 28/02/2013 às 6:00
As vendas de carros de passeio e comerciais leves em janeiro deste ano, que contaram com a redução parcial do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) no mês, superaram o mesmo período de 2012. O incremento foi de 9,67%, com 3.571 unidades comercializadas sobre 3.256 do ano passado. Os dados foram divulgados pelo balanço mensal da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Para o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro, a venda de carros de passeio e comerciais leves permanece colhendo os frutos do IPI reduzido. “Os automóveis vêm num bom ritmo desde o 'primeiro' fim do IPI reduzido, em agosto passado. Mas outro aspecto que corroborou para o incremento em janeiro foi o emplacamento dos carros faturados em dezembro, porque o cliente aproveitou até a última hora por esse benefício e, em alguns casos, precisou esperar um pouco até o carro chegar”, afirmou.
Contudo, as vendas de janeiro deste ano sobre dezembro do ano passado registraram queda esperada de 9,32% (de 3.938 para 3.571). Sobre este cenário, o gerente da Brazmotors, Luciano Dantas, explicou que dezembro é um mês tradicionalmente mais forte. “É natural que isto aconteça, especialmente porque a redução do IPI era maior no mês passado. De qualquer modo, tivemos um bom número de automóveis vendidos neste mês”, comentou.
Para o gerente da Autovia, Fábio Moura, a concessionária também está tranquila. “Mesmo com a redução menor, janeiro foi muito bom com vendas semelhantes a dezembro. Este fato nos foi uma surpresa, porque há, em janeiro, as férias coletivas dos montadores e acontece uma indisponibilidade temporária de alguns modelos. Mas conseguimos reajustar e obter sucesso”, disse.
Na análise do quadro geral, a venda de veículos na Paraíba caiu 21,65% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado, saindo de 8.959 unidades para 7.019 em 2013. A queda foi fortemente influenciada pela redução na venda de motos que, no comparativo, saiu de 5.526 para 3.198 (-42,13%).
De acordo com o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro, a venda de motos depende fortemente da concessão de crédito e, em janeiro, os bancos ficam mais moderados neste sentido. “Neste ponto, somos reféns do crédito e os bancos fazem seus balanços em dezembro e, como é comum ao mercado, não arriscam grandes concessões em janeiro. Portanto, há uma redução percentual nas vendas”, disse.
Alta de 17,5% no país
No país, as vendas de carros de passeio e comerciais leves subiram 17,5%, no mês de janeiro. Segundo balanço divulgado pela Fenabrave, 296,853 mil unidades foram vendidas neste mês, contra 252,639 mil em janeiro do ano passado.
No total - considerando automóveis, comerciais leves, motos, ônibus, caminhões e implementos agrícolas - foram emplacadas 450.770 unidades em janeiro, uma alta de 7,10% na comparação com janeiro de 2012, quando foram vendidas 420.880 unidades.
Frente a dezembro de 2012, quando 510.303 veículos foram vendidos, ocorreu queda de 11,67%.
Comentários