ECONOMIA
Vendas do Black Friday devem atingir R$ 1 bilhão este ano
Montante representa uma alta de 12% em comparação com as vendas de 2014.
Publicado em 29/10/2015 às 9:00
As vendas do comércio eletrônico durante a Black Friday (dia dedicado a promoções no comércio) devem subir de R$ 872 milhões, em 2014, para R$ 978 milhões neste ano, uma alta de 12%. O evento será realizado em 27 de novembro. O percentual representa uma desaceleração frente a anos anteriores: em 2014, a alta foi de 24%, em relação a 2013.
A previsão é da ClearSale, que verifica e faz autenticação de 85% das compras feitas na internet durante o evento -entram nesse cálculo apenas produtos que envolvem entrega (o que exclui passagens aéreas, por exemplo). A consultoria E-bit contabiliza R$ 1,2 bilhão em vendas de 2014 e, para este ano, R$ 1,5 bilhão. Neste caso, a conta inclui vendas realizadas na quinta-feira e produtos que não são físicos, como passagens aéreas.
Segundo Pedro Chiamulera, diretor da ClearSale, o ritmo menor não responde apenas à crise econômica, mas também à saturação do evento: enquanto a Black Friday era novidade, o número de consumidores crescia absorvendo uma parcela importante das compras de final de ano, o que fez com que o pico das vendas do e-commerce fosse transferido do dia 18 de dezembro para o dia da Black Friday.
MP DO BEM
Juliano Motta, diretor-geral do site Busca Descontos, ressalta que o setor de comércio eletrônico continuará a se beneficiar da medida provisória 690, a "MP do Bem", que desonera a tributação sobre eletrônicos e os preços tendem a subir. A previsão é dia 1º de dezembro.
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