ECONOMIA
Vestuário lidera vendas no período do São João
Expectativa dos comerciantes este ano é de que as vendas, nesse segmento, cresçam acima de 37% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Publicado em 10/06/2012 às 8:00
Mais de mil horas de forró, muito arrasta-pé, tradição e resgate da cultura popular nordestina. O 'Maior São João do Mundo', realizado em Campina Grande, porém, não resgata apenas a cultura, mas a festa impulsiona a economia do município e coloca em evidência a cidade no cenário nacional do setor turístico.
Em paralelo a esse 'boom forrozeiro' vários setores da economia também são embalados ao som do zabumba, do triângulo e da sanfona. Um deles é o vestuário.
A expectativa dos comerciantes este ano é de que as vendas, nesse segmento, cresçam acima de 37% em comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa tem por base os dados coletados pelo Indicador de Atividade Econômica de Campina Grande (IDEC-CG), calculado mensalmente por um instituto de pesquisa contratado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
“O setor de vestuário sem dúvida alguma é tradicionalmente um dos que mais cresce nessa época do ano. Em 2011, por exemplo, ficou à frente de todos os outros (37%), deixando o setor de calçados com 31% de crescimento durante o mês de junho. E na edição deste ano não será diferente. As projeções que nós temos indicam sem dúvida alguma para um crescimento nesse índice”, observou o presidente da CDL campinense, Tito Motta.
E a diversidade de produtos impressiona e atende a todos os gostos, nas lojas do Centro comercial e em shoppings de Campina Grande. A funcionária pública Heloísa Mendonça conta que esse período do ano é sinônimo de ir às compras e promover mudanças no guarda-roupas, mesmo que pequenas.
“A gente modifica o estilo até sem querer, porque as roupas vendidas e usadas nessa época fazem uma alusão direta às festas juninas. E aí a gente entra no clima e não dá para não deixar de comprar", contou.
“Aqui na nossa loja o estoque foi praticamente todo trocado, principalmente de camisas e calças, para dar espaço às roupas e ao estilo junino. E muitas peças estão em promoção, de até 40% de desconto. Os produtos estão baratos e não há desculpa para não aproveitar”, discorreu Eloísio Maia, gerente de uma loja do ramo de confecções, localizada no Centro de Campina Grande.
Para o presidente da CDL- CG, Tito Motta, "há ótimas expectativas. Este ano trabalhamos com uma projeção de termos um crescimento de 10% sobre o mesmo período do ano anterior, o que já será espetacular”, diz Tito, registrando que as vendas deverão ser impulsionadas pela antecipação do pagamento de parte do 13º salário, por parte do Governo do Estado, de prefeituras e de outros órgãos públicos paraibanos.
Comentários