Sisu 2022: cadastro para aprovados na UFPB, UFCG, IFPB e UEPB começa nesta quarta-feira

Estudantes devem seguir o cronograma específico de cada instituição.

Vagas para cursos de idiomas na UFPB são abertas. Foto: Divulgação/UFPB

O resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022 foi divulgado nesta terça-feira (22), e as instituições de ensino superior da Paraíba já começaram a realizar o cadastro dos candidatos aprovados na chamada regular. 

Cada instituição de ensino tem um procedimento específico para o candidato realizar a matrícula e deve ser seguido à risca. Confira, abaixo, o cronograma de cada instituição:

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O cadastramento online da UFPB começou nesta quarta-feira (23) e segue até as 17h do dia 25 de fevereiro de 2022, e dia 3 de março de 2022, da 0h até as 17h, por meio eletrônico. 

No dia 4 de março, da 0h às 17h, será realizado o cadastramento online dos candidatos retardatários e, no dia 8 de março, da 0h às 17h, será realizada a retificação dos documentos. 

O cadastramento será realizado, exclusivamente pela internet, através de acesso por endereço eletrônico ao sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa-UFPB).

O candidato selecionado na chamada regular do SiSU, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo INEP, receberá código de acesso ao sistema encaminhado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição para participação do SiSU 1º/2022, realizado através do portal SiSU. 

Com o código de acesso ao sistema, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico do SIGAA para preencher formulário e anexar documentação comprobatória específica para sua modalidade de vaga, em conformidade com as regras elencadas no edital. 

O edital dispõe, também, que para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar seu interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição, por meio da página do SiSU, no período de 22 de fevereiro até as 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022. 

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Na UFCG, o cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes. O cadastramento (registro acadêmico) é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo. Os dois procedimentos são obrigatórios para garantir a vaga na UFCG.

Os candidatos classificados nos cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) desta quarta-feira (23) até as 23h59 do dia 28 de fevereiro, por meio de formulário online.

A documentação exigida é informada no Edital PRE Nº 01/2022, conforme o tipo de vaga informado pelo candidato em sua inscrição no SiSU. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos de 25 de fevereiro até às 18h do dia 4 de março.

No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o mesmo possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e-mail da coordenação do curso.

Em caso de dúvidas sobre o procedimento e documentação, o candidato deverá entrar em contato, por e-mail, com a coordenação do seu curso

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

As matrículas da UEPB serão realizadas das 10h desta quarta-feira (23), até as 15h do dia 8 de março. Os estudantes selecionados devem atentar ao envio da documentação completa para que sua matrícula seja efetivada. Confira a documentação necessária.

Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos no edital. Conforme a matrícula for processada, a coordenação enviará o comprovante de matrícula via e-mail em até 48 horas após o envio dos documentos. Basta que o candidato envie o e-mail com a documentação uma única vez. 

A documentação deve estar completa e ser enviada em arquivo único, formato PDF e legível. Caso não esteja legível, o candidato perderá a vaga. Os candidatos às vagas para as pessoas negras devem atentar para a convocação indicada pela Comissão de Heteroidentificação. Os candidatos das demais cotas enviarão a documentação diretamente para a coordenação do curso. 

No caso dos candidatos que foram convocados às vagas destinadas a ação afirmativa, para quem estudou em escola privada, com bolsa e é vulnerável socioeconomicamente, e que não está cadastrado no CadÚnico, deve encaminhar a documentação financeira, para o e-mail asstecnica.prograd@setor.uepb.edu.br.

A PROGRAD lembra aos candidatos matriculados que quando as aulas presenciais forem iniciadas, deverão entregar os documentos de matrícula autenticados, ou apresentar à Coordenação do curso os documentos originais para que possa atestar a autenticidade dos mesmos. Caso o candidato não efetue esse procedimento, ele terá sua matrícula cancelada.

Quem já cursa alguma graduação e vai ingressar em um novo curso por meio do SISU 2021.1 precisa cancelar sua atual matrícula para poder efetivar a nova. Quem é aluno da UEPB e deseja cancelar sua matrícula vigente para efetuar matrícula em novo curso, deve enviar a solicitação de cancelamento para o e-mail recepcao.prograd@setor.uepb.edu.br. Aqueles que não foram selecionados na Chamada Regular podem declarar interesse em participar da lista de espera, até o dia 8 de março, no site do SiSU.

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

O IFPB ofereceu 1.710 vagas em 43 cursos de graduação para o primeiro semestre de 2022. Os cursos superiores são distribuídos em 10 campi: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

A pré-matrícula dos candidatos classificados serão efetuadas de forma remota de 23 de fevereiro a 2 de março pelo Portal do Estudante do IFPB. Porém, o candidato deve ficar atento às datas de entrega de documentação de cada campus, pois os cronogramas de matrícula dos campi não são necessariamente iguais. O candidato que não efetivar a pré-matrícula no prazo estabelecido perderá o direito à vaga. 

Cronograma do SiSU:

  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março