UFPB abre inscrições de cursos gratuitos com 200 vagas

Vagas são ofertadas para cursos de agente de informações turísticas, avicultor, horticultor orgânico, e língua portuguesa e cultura brasileira no campus da instituição em Bananeiras.

Foto: Egberto Araújo/Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com 200 vagas abertas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), em Bananeiras, no Brejo da Paraíba.

Os cursos disponíveis são para agente de informações turísticas, avicultor, horticultor orgânico, e língua portuguesa e cultura brasileira, com oferta de 50 vagas para cada curso. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 7 de agosto, e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preenchendo o formulário disponibilizado. Para a inscrição será necessária a inserção de documentos digitalizados como Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e título de eleitor (para maiores de 18 anos).

Podem participar da seleção pessoas com 15 anos de idade ou mais e que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).  Podem se inscrever pessoas de qualquer localização.

Metade das vagas são reservadas para candidatos egressos de escolas públicas. Dentro deste percentual haverá ainda reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; e para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme disposto no edital nº 10/2022.

Além disso, 5% do total de vagas será disponibilizado para pessoas com deficiência, para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá selecionar a opção correspondente a esta cota no ato de inscrição, feita via Internet.

A matrícula dos candidatos classificados na primeira chamada da seleção acontecerá de 15 a 21 de agosto de 2022, presencialmente, na Secretaria do CAVN, no município de Bananeiras, nos dias úteis, das 7h às 11h e das 13h às 17h, ou à distância, mediante o envio da documentação para o e-mail: sec.cursos.cavn@gmail.com. Os cursos serão realizados no período entre os meses de agosto e dezembro de 2022.