icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Adaptação dos alunos nas escolas deve ser observada pelos pais

As escolas que investem no dia de pré-adaptação afirmam que o segredo é transformar a suscetibilidade emocional pela qual os alunos estão passando em um momento de descontração.

Publicado em 27/12/2010 às 12:15

Da Redação
Com estadão.com.br

Saber o rosto da futura professora, descobrir o espaço da sala de aula e já se enturmar com os novos colegas - tudo isso antes de as aulas começarem. Com festinhas, gincanas, atividades didáticas e reuniões pedagógicas, algumas escolas particulares oferecem a oportunidade para o aluno que está mudando de ciclo ou chegando a um novo colégio começar a adaptação antes do início das aulas.

Especialistas e pesquisadores da área apoiam esse tipo de iniciativa. Afirmam que o principal objetivo é aliviar a ansiedade e a tensão que o momento da "estreia" reserva, deixando as crianças à vontade para enfrentar os novos livros, colegas, professores, disciplinas e hábitos - ainda mais nas mudanças de ciclo, quando aumenta a responsabilidade, além do número de docentes e de matérias.

As escolas que investem no dia de pré-adaptação afirmam que o segredo é transformar a suscetibilidade emocional pela qual os alunos estão passando em um momento de descontração, em que é possível fazer novas amizades.

Além de ser encarada como um benefício para crianças, a pré-adaptação também é elogiada pelos pais. "Tudo isso já vai dando o ritmo para quando a criança realmente começar a estudar", afirma a dentista Adriana Moreira, de 39 anos.

Sua filha, Carolina, de 4 anos, acaba de entrar no Augusto Laranja. A escola organiza atividades de artes, educação física, música e um lanche para as crianças - tudo na companhia dos pais. "Ela se integrou muito bem com os coleguinhas e não ficou tímida", comemora Adriana, que participou do dia de adaptação da filha ao lado de outras mães.

No caso de quem acaba de escolher uma nova escola para o filho, deixá-lo conhecer o espaço antes das aulas começarem é uma forma de dar mais segurança para a situação. "A Helena estudava em outra escolinha desde o berçário. Trocar de escola é uma grande mudança para ela", conta a advogada Alessandra Mattos, de 35 anos.

De acordo com os pais, reservar um dia especial para a criança conhecer o colégio não atrapalha a rotina, especialmente pelo fato de a adaptação ser realizada em dezembro, período de férias escolares.

Preste atenção!
1. Organização: A escola deve oferecer atividades previamente organizadas para a interação das crianças no dia de adaptação.
2. Diversidade: É interessante que nesse dia sejam oferecidos diferentes tipos de atividades.
3. Recepção: Professores e funcionários devem ser solícitos e receptivos durante as atividades.
4. Informação: Os pais devem ser informados previamente sobre o dia especial para que possam participar.
5. Bem-estar: É bom ficar atento às reações da criança durante as atividades da adaptação. É importante que ela se sinta bem no novo ambiente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp