EDUCAÇÃO
Alunos encenam peça com tema anti-bullying no Ednaldo do Egypto
Constata-se que o desenvolvimento do projeto anti-bullying resultou numa considerável diminuição da violência nas escolas.
Publicado em 03/12/2008 às 11:23
Da Redação
Com informações da Secom-JP
Alunos da escola municipal Ubirajara Pinto Rodrigues, no Bairro dos Ipês, apresentam nesta quarta-feira (3), às 19h, no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, um espetáculo de teatro e dança elaborado a partir de um projeto anti-bullying desenvolvido por estudantes e professores.
A apresentação faz parte do evento “Bullying, tô fora! Educar pela Paz” e envolve 25 crianças e adolescentes que integram a comissão anti-bullying. “Toda a peça foi construída por essa comissão. O texto fala sobre a experiência dolorosa do bullying na escola e de como isso pode ser revertido com um processo de educação, paciência e solidariedade”, afirma Socorro Wanderley, vice-diretora da escola e idealizadora do projeto.
A campanha começou em 2005 devido ao grande número de ocorrências de violência moral que os jovens sofriam dentro da própria escola. “Eram apelidos maldosos, brincadeiras rudes, descriminação e todo tipo de intolerância”, conta a vice-diretora.
Diante do quadro foi formada uma comissão com os representantes de turmas do 4º ao 8º ano, que juntos decidiriam mudar esta realidade. A idéia foi de trabalhar com temáticas sobre solidariedade, respeito, discriminação, violência e segregação de maneira transdisciplinar.
“Cada professor discutia o assunto dentro da sua especificidade. Tivemos até a queima simbólica de apelidos, um momento muito emocionante para os alunos”, lembra. A vice-diretora avalia que, em 2008, se constata que o desenvolvimento do projeto resultou numa considerável diminuição da violência na escola.
Comentários