EDUCAÇÃO
Aprovada adesão da UFCG ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Grupo é composto por universidades nacionais que visam à integração interinstitucional e internacional das instituições.
Publicado em 03/12/2010 às 19:42
Da Ascom/UFCG
Foi aprovada no último dia 25 de novembro, em Assembleia Geral Ordinária, a adesão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).
Em ofício enviado ao reitor da UFCG, Thompson Mariz, em nome de todos os reitores e reitoras das universidades associadas, o presidente do GCUB e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, dá as boas-vindas à equipe da instituição e diz contar com a colaboração da UFCG para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo em prol da internacionalização da Educação Superior.
Constituído formalmente como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, o GCUB é composto por universidades nacionais (federais, estaduais, confessionais e comunitárias), cuja missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.
Atualmente, o GCUB conta com um conjunto de 50 instituições fundadoras, entre elas 37 universidades federais, seis estaduais, e sete comunitárias e confessionais. Além de acolher mais de um milhão de alunos matriculados na graduação, o grupo comporta quase 98% dos programas de Pós-Graduação e em torno de 94% dos Grupos de Pesquisa consolidados no país.
Entre os objetivos do grupo estão o desenvolvimento das relações acadêmicas, científicas e culturais entre todas as instituições dirigidas pelos seus associados, incentivo e organização de atividades de cooperação no âmbito da graduação e pós-graduação, promoção de estruturas de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, e internacionalização das universidades que compõem o GCUB.
Comentários