EDUCAÇÃO
Colégio na Capital realiza orientação vocacional para orientar seus alunos
Colégio Motiva, na Capital, tem um projeto de orientação vocacional chamado Projeto Vocare, para auxiliar alunos na hora de escolher a profissão.
Publicado em 10/03/2010 às 14:41
Da Redação
Com assessoria do Colégio Motiva
É comum entre alunos do terceiro ano do ensino médio, a dúvida por qual profissão escolher. Para tentar ajudar resolver esse questionamento, uma das ferramentas que pode ser utilizada é a Orientação Vocacional, qual tem o objetivo não somente de levá-los a escolher uma profissão certa, mas conhecer a si mesmo, melhor e mais profundamente, reconhecendo-se como indivíduos inseridos num contexto social.
“Sobretudo, ela permite que o estudante faça as escolhas através dele próprio e não por influência dos pais e amigos como acontece muitas vezes”, frisou a psicóloga do Colégio Motiva João Pessoa, Roberta Montenegro.
A psicóloga ainda detalhou que Colégio Motiva proporciona o acompanhamento de um psicólogo para os alunos. “A escola realiza um projeto chamado Vocare, de orientação vocacional, no qual são trabalhados o auto-conhecimento e auto-estima dos jovens através de dinâmicas e encontros grupais. São discutidas as diferentes profissões englobando o histórico de cada curso até o mercado de trabalho”, disse Roberta.
Dados relevantes da Revista Direcional Escolas revelam que apenas 5% dos jovens se sentem seguros com sua escolha profissional e 75% dos trabalhadores brasileiros sonham em mudar de profissão. Outra estatística preocupante é que, em média, 40% dos estudantes desistem da Faculdade que escolhem nos primeiros dois anos de curso e 70% dos formados não atuam na sua área de formação.
É importante destacar, porém, que a Orientação Vocacional não tem a finalidade de apontar qual carreira seguir ou qual curso fazer, mas sim, objetiva identificar áreas de atuação para as quais o indivíduo tenha maior aptidão e talento.
Comentários