icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Escolas do município recebem 86 laboratórios de informática

Recursos do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfro) possibilitam a entrega do equipamento por parte do Ministério da Educação (MEC).  

Publicado em 23/09/2010 às 15:22

Da Redação
Com Secom-JP


A rede municipal de ensino de João Pessoa está recebendo do Ministério da Educação (MEC), 86 laboratórios de informática, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

Os laboratórios não vão atender apenas aos alunos, mas também à comunidade, nos sábados pela manhã, e aos professores, nos sábados a tarde. Eles estão equipados com um servidor de rede, 15 estações para o laboratório de informática, duas estações para área administrativa, monitores LCD, um roteador wireless, uma impressora a laser e um leitor de smart card, com sistema Linux Educacional.

Uma das escolas que já recebeu o laboratório é a Leônidas Santiago, localizada no bairro do Rangel. Renan Pereira, de 12 anos, é um dos alunos que utiliza o local. Para ele, que não possui computador em casa, essa experiência tem sido especial. "Eu gosto de vir ao laboratório todos os dias. As aulas aqui são sempre muito mais divertidas", afirma.

Segundo o monitor Anísio de Azevedo, os alunos mais novos são curiosos e se mostram muito interessados nas explicações em sala de aula. "O que os estudantes mais gostam de praticar é a construção de blogs como espaços de diálogo educativo. Essa é uma 'brincadeira' que os insere no cotidiano da informática e os permitirá uma melhor qualificação profissional no futuro", explicou o monitor.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação, Fabrício Feitosa, o aluno da escola pública não pode ficar abaixo dos avanços ocorridos em função do crescimento das tecnologias. "Iniciativas como essa, voltadas à Inclusão Digital de alunos e professores das escolas públicas, propiciam uma mudança no parque tecnológico das escolas municipais, facilitando ainda mais o trabalho pedagógico e burocrático do universo escolar. A renovação dos laboratórios propiciará a adequação das escolas às novas exigências sociais e tecnológicas, onde a informação é o bem estimulador de conhecimentos”, diz o diretor.

Sobre o ProInfo

O Programa Nacional de Informática na Educação é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (Ditec), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada e tem por atribuição principal, introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial dos Núcleos de Tecnologia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp