icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Estudante teve apoio de ONG

A dificuldade de ingressar em um curso superior também faz parte da história da estudante de Serviço Social Elaine Farias, 30 anos.

Publicado em 18/03/2012 às 8:00

A dificuldade de ingressar em um curso superior também faz parte da história da estudante de Serviço Social Elaine Farias, 30 anos. Ela foi a primeira da família a entrar na faculdade, mas nada foi fácil. Logo que terminou o Ensino Médio prestou vestibular para Jornalismo e Serviço Social, mas não foi aprovada por um erro no preenchimento do gabarito. Isso a desestimulou a tentar novamente no ano seguinte.

Além disso, precisou trabalhar para ajudar a família. “Essa foi minha prioridade por três anos. Para falar a verdade, durante esse tempo, minha família dependia exclusivamente de mim”, revelou.

Indignada com a pobreza e violência que vivenciava ao seu redor, sabia que não poderia desistir jamais. “Com a ajuda de educadores de uma ONG que atuava no meu bairro, fui descobrindo que a educação era o caminho para alcançar meus objetivos”, frisou.

Elaine só conseguiu estudar para o PSS quando o pai voltou a trabalhar. “Mesmo assim, não pude deixar de trabalhar, afinal, tinha de pagar o cursinho. Estava condicionada ao emprego para estudar”, revelou. “O cansaço, muitas vezes, me fez assistir aulas com os olhos fechados, mas os ouvidos bem atentos”, destacou a universitária que pretende trabalhar na área de políticas públicas. A aprovação veio em 2008.

Dentre as dificuldades encontradas, Elaine destaca o ensino deficitário na escola pública. “As matérias de Português, Física, Química, Matemática e Biologia eram muito defasadas, tendo como consequência um grande número de alunos despreparados no ensino médio”, opinou.

Para Elaine, esse problema refletia diretamente no desempenho na prova do PSS. Por fim, ela avalia que chegar à universidade foi a superação dos próprios limites, “Isso é apenas mais um passo na minha vida, e não um fim de linha”, declara. “Tenho muitos amigos que me disseram que eu servi de inspiração para eles. Meu caso foi uma exceção”, completa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp