EDUCAÇÃO
Estudantes paraibanos vencem concurso cultural “Acredite - Universitários”
Foram mais de 1.100 trabalhos enviados, produzidos por estudantes de todo país.
Publicado em 12/08/2011 às 19:21
Da Redação
Dois estudantes paraibanos de Publicidade ficaram entre os 100 vencedores do concurso cultural Acredite Universitários, destinado a alunos de Comunicação Social, Marketing e Design. Foram mais de 1.100 trabalhos enviados, produzidos por estudantes de todo país. Marcela Quirino e João Guilherme Araújo Klosterman Cavalcanti, alunos da faculdade IESP, enviaram, respectivamente, texto e imagem.
“Quando soube da oportunidade oferecida pelo concurso, pensei logo: vou participar, e vai ser com um texto”, disse Marcela. “Criei de repente, quando nem planejava criar! Foi durante uma conversa no MSN, dando exemplos de jogos de palavras que me vinham à cabeça. De exemplo em exemplo, vi o texto ficar pronto. Depois mudei uma coisa ou outra para melhorar a métrica e o entendimento, mas o trabalho, como um todo, aconteceu com bastante naturalidade”, concluiu, explicando um pouco do processo criativo de seu trabalho.
João Guilherme contou sobre a essência de sua peça: “A intenção do meu trabalho foi mostrar que independente de raça, crença, classe social que você seja, somos todos seres humanos, capazes de modificar algo que não nos agrade, mostrando que acima de tudo a união (de pensamentos) faz a força, e foi com esse pensamento e com a trilha do Pink Floyd que resultou essa obra”, explicou.
Os alunos disseram que ficaram extasiados quando receberam a notícia. “Não estive 100% confiante se conseguiria porque universitários do Brasil inteiro participaram, e acredito que todos são tão capazes quanto eu; mas se o projeto classifica ‘apenas’ cem trabalhos, fico felicíssima e honrada que o meu tenha ficado entre eles”, declarou Marcela.
João Guilherme ficou igualmente radiante. “Saber que eu tinha sido um dos vencedores foi explosão de alegria saber que minha arte foi analisada pelos melhores publicitários do país e ser escolhido dentre os 100 melhores”, declarou. Mas as notícias boas não acabaram por aí: por conta da qualidade de seus trabalhos e resultado do concurso, ambos já foram chamados para estagiar na Agência Sopa Club.
Em 2010, a pergunta, lançado como “projeto”, o Acredite perguntou aos maiores nomes da publicidade nacional, como Fabio Fernandes, Nizan Guanaes e Celso Lodduca, “Em que você acredita?”. A partir de suas respostas, um livro de 167 páginas foi originado. Já nesta edição, o mesmo questionamento foi feito, porém aos estudantes, em forma de concurso cultural. Suas respostas deveriam vir em forma de texto ou imagem. Entre os jurados do concurso, estavam presentes profissionais de agências como Talent, DPZ, Fisher+Fala e Africa. C
Com os 100 participantes escolhidos, o livro “Acredite Universitários” tem previsão de lançamento no final deste ano. O Concurso é uma realização do Ministério da Cultura e Arte&Ensaio; com patrocínio da Universal Channel e apoio de várias empresas, entre elas a Globosat.
Comentários