EDUCAÇÃO
Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos é aplicado neste domingo
Candidatos devem chegar aos locais de provas às 7h e às 13h25 portando documento de identidade com foto.
Publicado em 19/03/2011 às 10:04
Da Redação
Com Secom-PB
Acontece neste domingo (20) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas são para 62 candidatos que aderiram ao programa no Estado nos pólos de João Pessoa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, e em Alagoa Nova, na Escola Estadual Professor Cardoso. O Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) adverte que os candidatos devem chegar aos locais de provas às 7h e às 13h25, com documento de identidade pessoal com foto.
O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar. Pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
A gerente de Programas de Avaliação da Secretaria da Educação, Iara Andrade, explica que ao inscrever-se o candidato deve indicar se deseja realizar uma ou mais provas do exame. O Encceja constitui-se de questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.
Segundo Iara Andrade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza em sua página o material didático pedagógico de apoio aos candidatos e professores, que é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).
As habilidades serão avaliadas por meio das 30 questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, cientifica, cultural ou política (redação).
Iara Andrade adverte que para pleitear a certificação o candidato deve obter nas avaliações, no mínimo, o nível 100, em uma escala de proficiência que varia do nível 60 ao nível 180, com desvio padrão de 20 pontos. O nível 100 dessa escala significa que o candidato desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).
Comentários