icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Faculdades listam número de bolsas disponíveis no Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda a portaria com regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudos

Publicado em 10/01/2012 às 8:00


O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem a portaria com regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudos em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Também já pode ser consultado no site do MEC a lista de faculdades, centros universitários e universidades que participam do programa.

De acordo com o MEC, são 195 mil bolsas oferecidas por meio do ProUni para o primeiro semestre de 2012, sendo 1.445 na Paraíba espalhadas em oito cidades. Em João Pessoa, 23 instituições oferecem bolsas de estudo, enquanto em Campina Grande são nove.

As inscrições serão feitas apenas no site (http://siteprouni.mec.gov.br), de 14 a 19 de janeiro. De acordo com a portaria do MEC divulgada ontem, para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo. As instituições de ensino cadastradas já disponibilizaram o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.

A portaria define que professores da rede pública também podem se inscrever no ProUni. Porém, estão autorizados apenas a pleitear bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia. O objetivo do governo é incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais de educação, sobretudo, os que estão em sala de aula.

As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933,00). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866,00), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas.

A seleção do programa, que tem apenas um período de inscrições, terá duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados, a primeira no dia 22 de janeiro e a última no dia 7 de fevereiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp