icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Jornal da Paraíba traz dicas sobre o Enem

Professor de espanhol Alexandre Freire lembrou que a avaliação dessas disciplinas é curta, contendo apenas cinco perguntas.

Publicado em 21/10/2011 às 6:30

A apenas um dia do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece amanhã e domingo em todo o Brasil, o JORNAL DA PARAÍBA traz dicas preciosas para os estudantes se darem bem nas questões de língua estrangeira. O professor de espanhol Alexandre Freire lembrou que a avaliação dessas disciplinas é curta, contendo apenas cinco perguntas, que devem ser todas de interpretação de texto.

“Este vai ser apenas o segundo ano em que língua estrangeira está incluída no Enem. Se seguir o mesmo modelo, o que acreditamos que irá acontecer, não vai haver questões de gramática. Deve envolver três textos, com temas sempre com relação direta com a língua ou com a juventude, já que essa faixa etária é o foco do exame”, orientou o professor.

Ainda segundo ele, os textos são independentes e os alunos devem lembrar que o objetivo do Enem é medir a capacidade de interpretação do candidato. Por isso, as questões da prova de 2010 foram elaboradas em Português, tendo respostas também em Português. Somente os textos estavam em Espanhol.

Na prova de língua inglesa, a questão textual também será forte e na forma de vários gêneros. “Anúncios, músicas, todos os tipos de gêneros textuais podem ser abordados. Acreditamos que os alunos devem estar preparados também não só para a linguagem verbal, mas para a não-verbal: desenhos, charges, figuras – que dizem muito”, apontou a professora de Inglês Harlanne Domênica de Alencar.
Ela disse ainda que os textos sempre são voltados para temáticas do cotidiano dos estudantes. “A gente chama a atenção também para os conectivos, a exemplo das conjunções (however, but, and, or)”, completou a professora.

CORREIOS
Segundo informações dos Correios, dos 180 mil cartões de confirmação do Enem que chegaram à Paraíba, menos de 1% não foram entregues aos candidatos, porque havia problemas nos endereços cadastrados.

A empresa orientou que, quem não recebeu o documento deve tirar a segunda via no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep (sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova) e levar para o local da prova. A entrega dos cartões, na Paraíba, teve início em meados de setembro e terminou na última sexta-feira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp