ALPB aprova bonificação de 10% em nota do Enem para estudantes ingressarem na UEPB

Projeto de lei foi aprovado por unanimidade, mas segue para apreciação do governador.

Tabela de pontos do Enem para cada curso na Paraíba mostra quais cursos fazer na UEPB. Foto: Divulgação

Foi aprovada nesta quarta-feira (20) por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, um Projeto de Lei que prevê a bonificação de 10% para estudantes das redes pública e privada de ensino ingressarem na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O bônus será acrescido à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para ter acesso ao direito, os alunos devem comprovar que moram na Paraíba e que tenham cursado todo o ensino médio em instituições de ensino paraibanas.

O texto da lei afirma que a medida tem a intenção de aumentar as chances de que os paraibanos e paraibanas tenham acesso à instituição, além de fortalecer o desenvolvimento regional.

No estado, a bonificação já tinha sido aprovada para ingresso na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com critérios semelhantes, buscando ampliar o quantitativo de alunos locais.

O projeto é de autoria do deputado Adriano Galdino (PSB) e foi aprovado em uma sessão híbrida. Agora, a proposta segue para apreciação do governado João Azevêdo (Cidadania).