Nota do Enem pode ser utilizada para concorrer a vagas em instituições de ensino superior no exterior

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal.

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou em todo o Brasil, no último sábado (21) e continua com a segunda fase do teste, no próximo domingo (28). Os participantes utilizam a nota do Enem para ingressar em instituições de ensino superior, em todo o país. Mas, o que muitos dos alunos não sabem é: que é possível, também, concorrer a vagas em universidades estrangeiras.

Algumas instituições de ensino estrangeiras também utilizam as notas do Enem em processos seletivos. Atualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

De acordo com o Inep, os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira. As instituições de ensino superior portuguesas que fazem parte do convênio são responsáveis pela comunicação oficial sobre essas regras com os candidatos admitidos em seus cursos.

Isso acontece porque as instituições públicas de Portugal concentram a maior parte dos alunos do ensino superior no país, com cerca de 80% do total de matrículas, e todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas.

>Veja a lista com as instituições

Formas de entrar no ensino superior 

Para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação. Um dos principais programas federais que utilizam a nota do Enem é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Outra forma de entrar na universidade é através do Programa Universidade para Todos (ProUni), que é responsável por selecionar estudantes para bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, ou parciais. 

As notas, também, podem ser usada para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece recursos a condições mais atrativas que as disponíveis no mercado.

Além dos processos seletivos conduzidos pelo governo federal, as instituições de ensino públicas e privadas têm liberdade para usar as notas em processos próprios. Os candidatos podem checar nas instituições onde têm interesse em estudar quais são os critérios adotados.