Aprovada em 1º lugar para gastronomia na UFPB foi aluna da rede pública e conciliou estudos com trabalho e maternidade

Maria Lilian também já cursou farmácia, direito e psicologia na mesma universidade.

Aprovada em 1º lugar para curso de gastronomia na UFPB foi aluna de escola e conciliou estudos com trabalho e maternidade. Foto: Maria Lilian.

Há 35 anos, quando estava grávida da primeira filha, Maria Lilian também foi aprovada no curso de farmácia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde então, também estudou direito e psicologia na mesma instituição. Agora, aos 55 anos, ela foi aprovada em 1º lugar para estudar gastronomia e lembra dos desafios de conciliar estudos, maternidade, trabalho e organização do lar.

>>> Veja o resultado do Sisu 2022

>>> Aprovada em 1° lugar para medicina na UFCG escolheu profissão na pandemia

Lilian nasceu no Rio Grande Norte e é radicada na Paraíba. Atualmente ela mora em João Pessoa, onde também trabalha como psicóloga. Antes disso, era servidora pública e atuava como juíza do trabalho.

Quem conhece as conquistas dela, pode não imaginar os desafios enfrentados antes do alcance de tantas vitórias e sonhos realizados. Mas se parar para pensar na rotina de uma mulher que é mãe, trabalha para sustentar a família e ainda cuida de toda a casa, é possível supor que os últimos 35 anos não foram tão fáceis e que os obstáculos foram parte do caminho.

“Todo o ensino superior, desde o primeiro curso tive que dividir o tempo com o trabalho no serviço público e com o cuidado com os filhos. Assim também foi quando cursei direito e psicologia. Agora, nas semanas em que me preparei para o Enem, não deixei de trabalhar no consultório em que trabalho como psicóloga”, explicou.

Para se manter firme e continuar buscando um futuro melhor para a família, Lilian decidiu não se cobrar e ser paciente durante o caminho rumo ao que desejava.

“Mas não exigi de mim mesma uma aprovação. Tive a consciência das minhas limitações e fiz o que estava ao meu alcance”, destacou.

Aprovada em 1º lugar para gastronomia na UFPB foi aluna da rede pública e conciliou estudos com trabalho e maternidade
Lilian vai cursar a quarta graduação na UFPB. Foto: Maria Lilian.

Antes de ingressar na universidade, Lilian foi aluna de escolas públicas

Antes de ser mãe e profissional, Lilian foi aluna da rede pública de ensino. Sobre esse período, ela lembra das desigualdades que enfrentou quanto ao acesso à educação.

“Desde aquela época não era fácil concorrer com quem tinha condições financeiras para fazer os cursinhos que existiam na cidade. Eu utilizava transporte público durante todo o período em que estudei farmácia e direito. Isso me custava boas horas de espera”, lembrou.

Apesar de tudo, a psicóloga não resistiu e se inspirou nos próprios pais para continuar lutando pelos sonhos.

“Eu nunca deixo de tentar e não gosto de desistir. Isso eu herdei na convivência com os meus pais e os meus filhos. Os meus pais fizeram curso superior quando já tinha filhos e tinham mais de 40 anos de idade”, contou.

ufpb
Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) — Foto: Krystine Carneiro/G1

A surpresa de ser aprovada em 1º lugar

Lilian estava bastante otimista depois de fazer o Enem para tentar cursar gastronomia. No entanto, confessou que não esperava a melhor colocação.

“Eu fiquei muito surpresa. Fiquei perguntando para minha filha se era verdade mesmo. Ela me mandou o print e eu fiquei muito feliz”.

A vontade de ingressar em uma nova área surgiu do desejo frequente de aprender algo novo.

“Quis descobrir habilidades e adquirir novos conhecimentos. Busquei uma área desconhecida para mim”.

Ao longo de décadas de estudo e preparo, existe uma lição valiosa que Lilian aprendeu e gosta de compartilhar.

“Não há um tempo certo para buscar a realização dos nossos sonhos. É preciso acreditar em si mesma e saber, dentro das condições de vida de cada uma e das ferramentas disponíveis, o que é possível fazer e tentar sempre”, aconselhou.