Matrículas no Sisu 2022 devem ser feitas até esta terça-feira

Maioria das instituições da Paraíba já encerrou o prazo. UEPB ainda tem matrículas abertas para o Sisu 2022.

Central de aulas na UEPB em Campina Grande – Foto: Divulgação

Termina nesta terça-feira (8) o período de matrículas da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relativo ao primeiro semestre de 2022. Os estudantes aprovados devem comparecer às instituições de ensino superior em que foram concedidas as vagas para realizar as matrículas.

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada instituição de ensino tem um procedimento específico para o candidato realizar a matrícula e deve ser seguido à risca. 

Até esta terça-feira, estudantes não selecionados também podem se inscrever na lista de espera do programa. O resultado da segunda chamada vai ser divulgado no dia 10 de março, no site do Sisu.

Veja abaixo o procedimento de inscrição e instituições da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O cadastramento online da UFPB terminou no dia 25 de fevereiro. Nesta terça-feira, das 0h às 17h acontece a retificação dos documentos enviados pelos aprovados, por meio eletrônico.

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

O processo de cadastramento e matrícula na UFCG terminou no dia 28 de fevereiro.

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

As matrículas da UEPB seguem abertas até as 15h desta terça-feira. Os estudantes selecionados devem atentar ao envio da documentação completa para que sua matrícula seja efetivada. Confira a documentação necessária.

Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos no edital. Conforme a matrícula for processada, a coordenação enviará o comprovante de matrícula via e-mail em até 48 horas após o envio dos documentos. Basta que o candidato envie o e-mail com a documentação uma única vez. 

A documentação deve estar completa e ser enviada em arquivo único, formato PDF e legível. Caso não esteja legível, o candidato perderá a vaga. Os candidatos às vagas para as pessoas negras devem atentar para a convocação indicada pela Comissão de Heteroidentificação. Os candidatos das demais cotas enviarão a documentação diretamente para a coordenação do curso. 

No caso dos candidatos que foram convocados às vagas destinadas a ação afirmativa, para quem estudou em escola privada, com bolsa e é vulnerável socioeconomicamente, e que não está cadastrado no CadÚnico, deve encaminhar a documentação financeira, para o e-mail asstecnica.prograd@setor.uepb.edu.br.

A PROGRAD lembra aos candidatos matriculados que quando as aulas presenciais forem iniciadas, deverão entregar os documentos de matrícula autenticados, ou apresentar à Coordenação do curso os documentos originais para que possa atestar a autenticidade dos mesmos. Caso o candidato não efetue esse procedimento, ele terá sua matrícula cancelada.

Quem já cursa alguma graduação e vai ingressar em um novo curso por meio do SISU 2021.1 precisa cancelar sua atual matrícula para poder efetivar a nova. Quem é aluno da UEPB e deseja cancelar sua matrícula vigente para efetuar matrícula em novo curso, deve enviar a solicitação de cancelamento para o e-mail recepcao.prograd@setor.uepb.edu.br. 

Aqueles que não foram selecionados na Chamada Regular podem declarar interesse em participar da lista de espera, também até esta terça-feira, no site do Sisu.

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

O IFPB encerrou a pré-matricula dos candidatos classificados no dia 2 de março. 

Veja também  Candidatos podem apresentar documentos de identificação digital nos dias de prova do Enem 2022