Prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 termina nesta sexta

Para realizar o procedimento, é preciso acessar a Página do Participante.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, podem ser feitos até 23h59 desta sexta-feira (15).

Para realizar o procedimento, é preciso acessar a Página do Participante, e o resultado deve ser divulgado em 22 de abril. Os candidatos que tiverem os pedidos recusados pelo Inep, poderão solicitar o recurso de 25 a 29 de abril.

Quem pode solicitar a isenção

>> Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

>> Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;

>> Candidatos que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);

>> Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por se enquadrarem numa configuração de família de baixa renda.

Conforme o Inep, candidatos que precisam justificar a ausência da edição de 2021 têm o mesmo prazo para fazer a solicitação na mesma página. A justificativa é necessária para quem quer ter direto à isenção de taxa em 2022. O prazo é o mesmo.

Neste caso, os participantes precisam informar o CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Estas informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal.

Também deve ser enviada a documentação que comprove o motivo da ausência, datada e assinada. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.