Prazo para inscrições no Enem 2022 termina neste sábado (21)

Taxa é de R$ 85 e pode ser paga via boleto, cartão de crédito ou PIX. Versões impressa e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Encerra neste sábado (21) o prazo de inscrições para o Enem 2022. As inscrições estão abertas até as 23h59 e os candidatos podem realizar a inscrição através da Página do Participante.

A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX ou cartão de crédito. Os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol, e também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

Como nas últimas edições, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 13 de novembro, o candidato deverá fazer 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no dia 20 de novembro, o candidato terá que resolver 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

No dia da aplicação das provas impressas, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O início da aplicação das provas acontece às 13h30, e encerram às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia de provas. Importante destacar que os horários seguem o fuso horário de Brasília, válido para todas as localidades do país.

Confira o cronograma:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Provas: 13 e 20 de novembro