Instituições públicas de ensino superior da PB ofertam mais de 6,5 mil vagas para o 2º semestre de 2022

UFPB, UFCG e UEPB irão ofertar as vagas em cursos superiores através do Sisu 2022.2. Já o IFPB, irá abrir processo seletivo próprio para seleção de candidatos.

Foto: Angélica Gouveia/UFPB

As instituições públicas de ensino superior na Paraíba, juntas, irão ofertar 6.526 vagas em cursos superiores no segundo semestre de 2022. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irão aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.2 para ofertar as vagas em seus cursos de graduação. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai abrir processo seletivo próprio para compor as suas vagas.

Sisu 2022.2

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer 378 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.2. São 71 cursos disponíveis com 166 vagas ofertadas para ampla concorrência e 212 para cotas. Estas vagas são remanescentes do Sisu 2022.1.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ao todo, vai ofertar no período, 3.023 vagas para todos os cursos de graduação existentes nos oito campi da instituição. Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida no Enem. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela Pró-Reitoria de graduação (PROGRAD).

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai oferecer 1.535 vagas, distribuídas entre cursos dos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal. Os campi de Sousa e Sumé só ofertam vagas no primeiro semestre. 

Para as instituições que aderiram ao Sisu para o preenchimento das vagas em cursos superiores no segundo semestre de 2022, as inscrições para participação nesta edição do Sisu serão feitas exclusivamente pela internet. Os candidatos podem se inscrever entre os dias 28 de junho e 1º de julho.

Pode se inscrever no Sisu o candidato que tenha participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido nota maior que zero na prova de redação e não tenha participado da prova na condição de “treineiro”. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 6 de julho de 2022.

O candidato selecionado deve fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 13 a 18 de julho de 2022.

IFPB tem processo seletivo próprio

Já o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) não vai aderir ao Sisu 2022.2 e vai abrir processo seletivo próprio para preencher as vagas nos cursos de ensino superior da instituição. Ao todo, o instituto vai ofertar 1.590 vagas em 38 cursos superiores presenciais e a distância distribuídos entre os campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

O preenchimento das vagas acontece por meio do Processo Seletivo de Cursos Superiores (PSCS) e podem se inscrever estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições de 2018 a 2021.

As inscrições são gratuitas e online no período de 6 e 27 de junho. É necessário preencher o questionário socioeconômico e o formulário eletrônico. O candidato pode indicar duas opções de cursos.