COTIDIANO
Enem 2022: veja dicas para uma redação nota mil
Prova de produção textual será feita no primeiro dia de provas, em 13 de novembro.
Publicado em 23/10/2022 às 11:07
Falta menos de um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No primeiro dia, 13 de novembro, é o dia de elaborar uma redação.
Pensando nisso, o Jornal da Paraíba reuniu orientações para uma produção textual nota mil, desejo de muitos participantes. Para isso, reuniu recomendações do Ministério da Educação (MEC) e dicas dados pelo professor Eduardo Santos.
Competências e estrutura de uma boa redação
O professor de redação Eduardo Santos explica que a prova de redação do Enem cobra cinco competências: domínio da língua culta; estrutura, repertório e adequação ao tema; defesa do ponto de vista; coesão e proposta de intervenção. Veja abaixo o que é cada uma delas e dicas para se dar bem em todas.
Competência Nº 1 - Domínio da língua culta:
Conforme o Ministério da Educação, é analisado se a produção textual do candidato “está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica”.
Ainda são avaliados aspectos a exemplo de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, emprego de pronomes e crase.
Competência Nº 2 - Estrutura, repertório e adequação ao tema:
Segundo o MEC, essa competência avalia as habilidades de leitura e de escrita do participante. “O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente”, diz o órgão ministerial.
O professor Eduardo Santos diz que o texto de apoio serve para conduzir o candidato, mas é preciso ficar atento ao corte temático.
Além disso, o professor orienta que a redação deve conter ao menos introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
Eduardo Santos lembra também que a introdução funciona como uma “promessa” na redação. É nessa parte que se apresenta o ponto de vista que vai ser defendido ou o assunto geral do texto. Por causa disso, vale a máxima de que o que se introduz deve-se desenvolver.
Já na conclusão, existe a retomada do ponto de vista, o resumo dos pontos abordados ou a apresentação de propostas que tenham o objetivo de solucionar um problema. Por isso, só se deve fazer referência a aspectos realmente abordados na dissertação.
Competência Nº 3 – Defesa do ponto de vista:
Na defesa do ponto de vista, segundo o MEC, o candidato precisa escrever um texto que apresente uma ideia que vai ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Isso tudo deve estar claro na produção textual.
A dica do professor para se dar bem nesse elemento é estudar áreas, a exemplo de saúde e educação. A partir disso, escolher uma grande figura de importância, um grande desafio e uma grande conquista.
Competência Nº 4 - Coesão:
O Ministério da Educação diz que “são avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias”.
Para o professor Eduardo, é importante que os participantes evitem repetições de palavras.
Competência Nº 5 – Proposta de intervenção:
Para desenvolver a quinta competência, o estudante deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema apresentado. O MEC orienta que essa propositura respeite os direitos humanos.
Propor uma intervenção para um problema, de acordo com o órgão ministerial, é sugerir uma iniciativa que busque enfrentá-lo. Para isso, o professor recomenda que o candidato aponte quem vai fazer (o agente social), o que vai ser feito (a ação social), detalhamento, finalidade e efeito.
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