Lista de espera do Sisu 2024 em universidades da Paraíba

Acompanhe a lista de espera do Sisu 2024 na UFPB, UFCG, UEPB e IFPB.

Sisu.

Depois da chamada regular, chegou a hora de ter acesso à lista de espera do Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada). Esta reportagem reúne todas as convocações atualizadas com base nas publicações feitas por todas as universidades públicas da Paraíba.

Em toda a Paraíba, mais de 21 mil vagas oferecidas em instituições públicas.

Lista de espera do Sisu 2024 da UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta terça-feira (19), a quarta chamada da lista de espera do Sisu 2024. Os candidatos devem fazer a matrícula entre os dias 21 e 22 de março. Para isso, os convocados devem enviar a documentação necessária, via e-mail, para a coordenação do curso escolhido.

A matrícula só será confirmada de forma presencial, com a apresentação dos documentos originais também entre os dias 21 e 22 de março para os candidatos convocados para o período 2024.1. Já para os candidatos convocados para o período 2024.2, será entre os 22 e 27 de março. As matrículas ocorrerão no horário de funcionamento da Coordenação do Curso no qual o candidato foi aprovado.

Os formulários necessários para a efetivação da matrícula e o detalhamento sobre quais documentos o candidato deve enviar para fazer a matrícula estão no item 4 do edital, que pode ser acessado pelo site https://uepb.edu.br/prograd/sisu/. As aulas do semestre letivo 2024.1 tiveram início no dia 26 de fevereiro.

Cronograma de chamadas da lista de espera do Sisu 2024 na UEPB:

A UEPB tem 10 chamadas previstas até o fim de julho deste ano.

  • 1ª chamada: 19 de fevereiro
  • 2ª chamada: 28 de fevereiro
  • 3ª chamada: 8 de março
  • 4ª chamada: 19 de março
  • 5ª chamada: 3 de maio
  • 6ª chamada: 20 de maio
  • 7ª chamada: 4 de junho
  • 8ª chamada: 27 de junho
  • 9ª chamada: 18 de julho
  • 10ª chamada: 31 de julho

Lista de espera do Sisu 2024 da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba divulgou no dia 18 de abril a terceira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2024. Foram convocados 429 candidatos.

A instituição também publicou o edital de cadastramento obrigatório para estes candidatos. De acordo com a Pró-reitoria de Graduação (PRG), o cadastramento dos candidatos terá início na segunda-feira (22), a partir das 8h, e será encerrado às 17h da quarta-feira (24). O procedimento deverá ser realizado exclusivamente pela internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para acessar o sistema e realizar o cadastramento, o candidato deverá inserir o código de acesso enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição para participação do SiSU 2024 pelo candidato.

O resultado da análise documental será divulgado no dia 25 de abril.

O candidato poderá realizar a retificação da documentação caso obtenha resultado indeferido no cadastramento, mas apenas uma única vez. O processo será feito entre 0h e 17h do dia 26 de abril.

Caso não realize o cadastramento nos prazos determinados no edital ou apresente documentação incompleta, em desacordo com as normas, o candidato perderá o direito à vaga. 

As vagas que não foram ocupadas ao final da chamada desta lista de espera serão preenchidas em outras chamadas, considerando a lista de candidatos inscritos e disponibilizada pelo SiSu/MEC. 

Lista de espera do Sisu 2024 da UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou a 2ª chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 no dia 19 de abril. Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) entre os dias 22 de abril e 3 de maio, por meio do formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos entre os dias 23 de abril e 13 de maio.

Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG ainda passam por ajustes. Por isso, as aulas do período letivo 2023.2 vão até o mês de maio.

A matrícula dos ingressantes do Sisu 2024.1 acontecerá no dia 10 de junho. O procedimento será feito presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações.

Lista de espera do Sisu 2024 do IFPB

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) prorrogou, para o dia 22 de março, a data da pré-matrícula da primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A relação com os nomes dos selecionados pode ser conferida no site da instituição. A inscrição acontece exclusivamente online através do Portal do Estudante.

As vagas são para o primeiro e o segundo semestre de cursos superiores nos seguintes campi:
  • Cabedelo
  • Cajazeiras
  • Campina Grande
  • Esperança
  • Guarabira
  • João Pessoa
  • Monteiro
  • Patos
  • Picuí
  • Princesa Isabel
  • Sousa

O candidato é responsável por acompanhar a publicação do Edital de Convocação do Campus para o qual foi aprovado e convocado a realizar a pré-matrícula, que definirá as condições de horário e o local de apresentação do candidato à Comissão Local de heteroidentificação, sob pena de perder à vaga.

Os candidatos que não compareceram nas datas anteriormente definidas, poderão comparecer perante a Comissão Local de Heteroidentificação na sexta-feira (22). Os candidatos devem verificar os horários e locais nos editais de convocação de cada campus.

Se o candidato tiver alguma dúvida sobre como acessar ou preencher os dados, o IFPB oferece um tutorial explicativo com o passo a passo das informações solicitadas no formulário de pré-matrícula.
Ao todo, o IFPB abriu 3.290 vagas para 46 cursos no Sisu 2024.

Vagas oferecidas pela UFPB no Sisu 2024

A Universidade Federal da Paraíba foi a instituição que ofereceu o maior número de vagas no estado, sendo 7.750 mil oportunidades. As vagas foram distribuídas entre 122 cursos. Delas, 3.840 para a modalidade de ampla concorrência e 3.910 reservadas ao sistema de cotas.

Os cursos estão sendo oferecidos nos quatro campus da instituição, localizados em João Pessoa e Santa Rita (Campus I), Areia (Campus II), Bananeiras (Campus III) e Rio Tinto e Mamanguape (Campus IV).

Vagas oferecidas pela UFCG no Sisu 2024

Já a Universidade Federal de Campina Grande, abriu 4.645 vagas para 92 cursos de graduação. Delas, 2.271 para ampla concorrência e 2.374 por meio do sistema de cotas.

As oportunidades foram para os sete campi da instituição, localizados em Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Vagas oferecidas pela UEPB no Sisu 2024

A Universidade Estadual da Paraíba ofertou 5.988 vagas em 89 cursos. Delas, 2.859 para ampla concorrência e 3.129 para o sistema de cotas.

As oportunidades foram para os campus de Campina Grande, João Pessoa, Araruna, Catolé do Rocha, Guarabira, Lagoa Seca, Monteiro, Patos e Sousa.

Vagas oferecidas pela IFPB no Sisu 2024

Por último, o Instituto Federal da Paraíba ofereceu 3.290 vagas no Sisu. As oportunidades da instituição estão sendo distribuídas em 46 cursos.

Mudanças no Sisu 2024

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2024 foi feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As inscrições para o Sisu foram encerradas no fim de janeiro de 2024.

A partir de 2024, o processo seletivo vai acontecer apenas em uma edição por ano. Por outro lado, não há redução no número de vagas.