EDUCAÇÃO
Mais de 14 mil fazem prova para cursos técnicos do IFPB no domingo
Compec registrou 14.187 inscrições para as vagas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida.
Publicado em 08/01/2010 às 20:57
Da Ascom do IFPB
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai realizar as provas do Processo Seletivo para Cursos Técnicos (PSCT 2010) de todos os campi da instituição nesse domingo, 10 de janeiro. A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou a relação dos locais de aplicação das provas. Os candidatos podem consultar o link da Compec: http://www.ifpb.edu.br/compec/localDeProva.php
A prova será das 8h às 11h para o Curso Técnico Subseqüente e das 8h às 12h para o Curso Técnico Integrado. A organização do processo seletivo recomenda que os candidatos cheguem mais cedo, para que sejam evitados quaisquer transtornos. No total, são 34 locais de aplicação de prova. São 1.158 profissionais envolvidos na organização do concurso.
A Compec registrou 14.187 inscrições para as 2.505 vagas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida. Para as vagas do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (para quem conclui o 9º ano, antiga 8ª série), se inscreveram 6.567 e para os cursos técnicos subseqüentes (para quem já concluiu o Ensino Médio), estão inscritos 7.620 candidatos.
No total, estão sendo oferecidas 1126 vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1379 vagas para os cursos técnicos subseqüentes. No Ensino Médio, metade das vagas foi reservada para estudantes oriundos da rede pública. Em todo o processo, foi reservado 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
O IFPB oferta vagas em cursos técnicos de Edificações, Eletrônica, Informática, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Equipamentos Biomédicos, Eletromecânica, Agropecuária, Meio Ambiente, Pesca, Controle Ambiental, Agroindústria e Petróleo e Gás (pioneiro).
São oito escolas em João Pessoa, sete em Picuí, seis em Campina Grande, três em Cabedelo, três em Patos, três em Princesa Isabel, dois em Cajazeiras, um em Sousa e um em Monteiro. O conteúdo dos cursos subseqüentes é de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, em nível de Ensino Médio (2º grau). Já para as vagas do Técnico Integrado ao Ensino Médio, as provas são dessas duas matérias juntamente com História e Geografia, mas em nível de ensino fundamental. No link da Compec, é possível ter acesso a provas de anos anteriores para melhor se preparar para o exame.
O curso mais concorrido é o de Edificações, no Campus João Pessoa, na modalidade do Ensino Técnico Integrado ao Médio, com 20,71 candidatos por vaga, entre os que inscritos nas vagas direcionadas a rede privada. Na cota da rede pública de ensino, o curso de Edificações também é o mais concorrido com 18,94 candidatos por vaga. No Ensino Médio, metade das vagas é reservada para quem estudou todo o ensino fundamental em rede pública.
Entre os cursos técnicos subseqüentes (para quem concluiu o ensino médio), a maior concorrência está em Mecânica, na Capital paraibana, com 19,79 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está o curso de Manutenção e Suporte de Informática, em Campina Grande (matutino), com 18,58 candidatos por vaga, seguido daqueles que disputam a entrada no turno vespertino.
A expectativa da coordenadora do Processo Seletivo, Márcia Alves, é que o resultado seja divulgado no início de fevereiro para as matrículas serem agilizadas sem comprometer o calendário letivo. No IFPB, alunos dos cursos técnicos têm à disposição programas de bolsa de pesquisa, extensão e estágio.
Comentários