EDUCAÇÃO
Matrícula de estudantes aprovados no SiSU termina nesta segunda
Lista dos aprovados em segunda chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro. Nesta segunda-feira (31) também tem início o processo de inscrição para o FIES.
Publicado em 30/01/2011 às 19:17
Da redação
Com Agência Brasil
Nesta segunda-feira (31) termina o prazo para que os estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) efetuem a matrícula nas instituições para onde foram selecionados. A lista dos documentos que o estudante precisa apresentar está disponível no site do programa no boletim individual do participante.
Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podiam escolher até dois cursos no Sisu, elegendo sua prioridade. Aqueles que foram selecionados para a sua primeira opção e não efetuarem a matrícula perderam suas vagas. Os que foram aprovados para o segundo curso podem permanecer no sistema e ainda têm chance de serem convocados.
A lista dos aprovados em segunda chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a terceira no dia 13. Após essas etapas, caso ainda haja vaga disponíveis, os estudantes podem optar por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema a partir das notas do Enem e poderá ser utilizada para selecionar os candidatos a critérios das instituições de ensino.
FiES
Amanhã também se iniciam as inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FiES). O programa financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados. O benefício pode ser solicitado a qualquer momento durante o período letivo.
Os estudantes devem estar matriculados em cursos que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e cujas instituições tenham aderido ao Fies. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O primeiro passo é cadastrar uma senha no site do programa em seguida informar dados pessoais e acadêmicos. O estudante pode optar por solicitar o financiamento à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, que são os agentes financeiros do programa. Concluída a inscrição, o aluno tem um prazo de dez dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino que irá validar as informações. O Fundo foi reformulado em 2010 e os juros agora são de 3,4% ao ano.
Comentários