icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

MEC anuncia suspensão de cronograma do Novo Ensino Médio

A decisão não suspende a aplicação do Novo Ensino Médio nas salas de aula.

Publicado em 04/04/2023 às 17:48


                                        
                                            MEC anuncia suspensão de cronograma do Novo Ensino Médio
Entidades da educação são a favor da suspensão do Novo Ensino Médio Foto: Unsplash

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (4) a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Apesar da decisão, o projeto vai continuar sendo aplicado em salas de aula e não deve impactar o Enem 2023, conforme afirmou o ministro da educação, Camilo Santana. Ele afirmou que vai assinar nesta terça uma portaria prevendo a suspensão da portaria 521.

A suspensão foi realizada enquanto um grupo de trabalho debate o tema e a ideia é que apresentem propostas de mudanças antes do fim deste 1º semestre. Na avaliação do ministro, não houve um debate sobre a implementação do Novo Ensino Médio e a gestão anterior foi "omissa". 

Camilo Santana afirmou que a medida não deve interferir no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A prova foi um dos fatores que motivaram a suspensão, porque a partir do próximo ano ela também deve sofrer mudanças. Ele também afirmou que as escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio vão continuar com o processo.

"O Novo Ensino Médio previa que em 2024 nós tivéssemos um novo Enem. Como há ainda esse novo processo de discussão, nós vamos suspender essa portaria para que, a partir dessa finalização dessa discussão, a gente possa tomar as decisões em relação ao Ensino Médio", afirmou Camilo Santana.

A portaria 521 de 13 de julho de 2021, que será suspensa, foi publicada no governo Jair Bolsonaro e estabelece prazos para que políticas nacionais (como a de distribuição de livros didáticos a escolas públicas) e avaliações, como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sejam modificadas pelas diretrizes do Novo Ensino Médio.

O Novo Ensino Médio 

O Novo Ensino Médio foi proposto pelo ex-presidente Michel Temer e aprovado em 2017. O modelo é obrigatório para todas as escolas do país, sejam elas públicas e privadas. As mudanças previstas iniciaram no ano passado e deveriam ser finalizadas em 2024.

O novo modelo de ensino médio também é formado pelos “itinerários formativos”, que são os conteúdos optativos para cada estudante. O aluno pode escolher se aprofundar em uma disciplina específica ou cursos técnicos e profissionais. Para isso, a carga horária dos estudantes aumentou e deve ter até 3 mil horas.

A Base Curricular do Ensino Médio passou a ser composta pelas seguintes áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais. 

*Com informações do g1

Imagem

Grace Vasconcelos

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp