icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

MEC vai reduzir vagas de seis faculdades da PB

Elas tiveram obtiveram conceito insatisfatório em avaliação do Ministério da Educação.

Publicado em 18/11/2011 às 8:00


O Ministério da Educação (MEC) avaliou 2.176 instituições de ensino superior no país, sendo 229 públicas e 1.947 privadas. Na Paraíba, foram 33 instituições, sendo apenas três públicas e as demais privadas. A avaliação que gerou o Índice Geral de Cursos (IGC) por instituição, com notas de um a cinco pontos, revelou que seis instituições paraibanas, todas privadas, tiveram conceito insatisfatório com nota dois. Outras sete ficaram sem conceito.

Nas seis faculdades com pior avaliação: Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper); Faculdade de Campina Grande (FAC/CG); Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB); Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes (Lumen); Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM/PB) e Faculdade Paraibana (FAP) haverá cortes de vagas para ingresso na próxima seleção.

O MEC não informou quantas vagas serão reduzidas na Paraíba.

De acordo com o MEC, nenhuma instituição de ensino superior na Paraíba alcançou o nível de excelência, representado apenas por quem alcançou pontuação igual a cinco. No Estado, a maior nota alcançada pelas instituições de educação superior foi quatro. Elas foram obtidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Ainda segundo o ministério, cerca de 42% das instituições de educação superior na Paraíba alcançaram pontuação igual a três. De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, o IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador calculado por técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com base na infraestrutura dos cursos e qualificação dos docentes, em combinação com o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O IGC é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de ensino superior, públicas e privadas. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória os requisitos do MEC; abaixo de dois a atuação é insatisfatória.

Já a avaliação dos cursos superiores de graduação com base no CPC resultou em notas que também variam de um a cinco pontos e analisou 4.143 cursos no país, 44 na Paraíba. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

Em se tratando da avaliação dos cursos, o MEC revelou que de acordo com o CPC as pontuações na Paraíba foram as seguintes: cinco cursos alcançaram nota 4; 14 obtiveram pontuação três; oito cursos receberam nota dois e 17 cursos das áreas avaliadas aparecem “sem conceito”. Nesse caso, o curso não teve a nota final porque faltou um ou mais dos itens que compõem o CPC.

O MEC vai realizar uma supervisão nas instituições de ensino que tiveram pontuação entre um e dois. Segundo a assessoria do ministério, as instituições vão passar por uma supervisão ainda este ano, e isso pode influenciar no processo de seleção para ingresso nas instituições. Assim, quem teve nota considerada insatisfatória vai ter de reduzir a oferta de vagas de ingresso.

RESPOSTAS
Das seis faculdades que tiveram conceito insatisfatório, o coordenador administrativo do Inper, César Augusto Colque, afirmou que a nota obtida pela faculdade não é necessariamente para avaliar todos os cursos. César disse ainda que o resultado da nota do Enade não é relevante. Já a Faculdade de Campina Grande admitiu dificuldades com a qualificação do corpo docente da instituição. As demais instituições não comentaram o assunto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp