EDUCAÇÃO
Novo Ensino Médio: 48 escolas na Paraíba aplicam cursos técnicos para estudantes no horário regular
Estudantes paraibanos podem escolher cursos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, turismo e artes.
Publicado em 10/03/2023 às 16:31
Estudantes de 48 escolas da Paraíba já sentem as mudanças estabelecidas pelo Novo Ensino Médio e podem realizar matrícula em cursos técnicos e profissionalizantes para cursar no horário regular de aulas. Aprovado em 2017, o novo modelo entrou em vigor no ano passado para todo o Brasil.
As escolas estaduais da Paraíba ofertam 11 cursos técnicos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, turismo e artes. Segundo o coordenador dos cursos na Paraíba, Túlio Antunes, em entrevista ao JPB1, os estudantes podem fazer cursos, por exemplo, de gestão e negócio, desenvolvimento de sistemas e produção cultural.
O ano passado foi um período de testes com 16 escolas ofertando cursos técnicos e disciplinas aprofundadas. O Novo Ensino Médio começou com o primeiro ano do ensino médio em 2022, neste ano foi a vez do segundo ano e o terceiro ano será em 2024.
O Novo Ensino Médio
A partir de 2022, a Base Curricular do Ensino Médio passou a ser composta pelas seguintes áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais.
O novo modelo de ensino médio também é formado pelo “itinerários formativos”, que são os conteúdos optativos de cada estudante. O aluno pode escolher se aprofundar em uma disciplina específica ou cursos técnicos e profissionais.
As escolas podem definir quantos e quais itinerários vão ofertar e a quantidade de vagas. As instituições de ensino também serão responsáveis pelo “Projeto de Vida”, onde deverão oferecer um tipo de orientação para ajudar os estudantes a alcançar seus objetivos.
Os alunos acessam disciplinas tradicionais que ocupam 18 horas da carga horária e as 12 horas restantes serão de conteúdo aprofundado ou curso técnico. Para isso, a carga horária aumentou de 2.400 para 3 mil horas.
MEC abre consulta pública para discutir o Novo Ensino Médio
O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para a avaliação e reestruturação do Ensino Médio, por meio de portaria divulgada nesta quarta-feira (9). O MEC deve realizar audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes e profissionais da área para discutir a experiência de implementação do novo modelo. A consulta pública deve durar 90 dias, podendo ser prorrogada.
Comentários