icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Pais devem ajudar na preparação para o vestibular

Além de muito estudo, apoio emocional dos pais é primordial para quem irá se submeter ao vestibular.

Publicado em 13/11/2011 às 10:10


A quantidade de cadernos e apostilas rabiscadas em cima da escrivaninha do quarto revela que a jornada de estudo de Sasha Pereira Correira, 17 anos, vai além das paredes da escola. Das 24 horas diárias, 12 são dedicadas aos estudos. “Passo dez horas na escola e outras duas revisando os assuntos em casa”, conta.

Inscrita no Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a jovem se esforça para conquistar uma vaga no curso de Relações Internacionais e está entre os 42 mil inscritos no exame que sofrem com as mesmas pressões diante do curto espaço de tempo em relação ao vasto conteúdo para estudar.

Em meio a tantos motivos de angústia, a jovem afirma que as dificuldades ainda seriam maiores se não fosse o apoio incondicional da família. “Graças a Deus meu pai e minha mãe são presentes e estão sempre do meu lado. Mesmo estando na Espanha, minha mãe liga todos os dias e procura me incentivar.

Quando for aprovada no vestibular, a minha vitória será dedicada em 80% a ela”, afirma.

Apoio moral, confiança, segurança, companheirismo e incentivo para seguir adiante são palavras-chaves quando o assunto é presença dos pais na preparação pré-vestibular dos filhos.

Especialistas lembram que o momento é de tensão. Embora estejam preparados, os estudantes sentem medo de fracassar diante da prova e sofrem com ansiedades e cobranças dos pais, da escola e deles próprios.

Com experiência de quem atua há mais de 20 anos na preparação de alunos para processos seletivos, o professor de Espanhol e psicopedagogo, Luís Humberto Frankuet garante que a participação dos pais não se limita ao pagamento das despesas escolares. "Os estudantes precisam de apoio emocional para enfrentar o turbilhão de sentimentos que acometem os candidatos no período que antecede a prova.Toda seleção é difícil, porque é momento em que o candidato é testado, analisado, examinado. A participação dos pais é importante porque podem transmitir segurança", disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp