EDUCAÇÃO
Paraibano é selecionado como representante do Brasil
Jonathan foi o único paraibano selecionado entre os 156 que se inscreveram no estado
Publicado em 30/10/2015 às 10:08
O jovem Jonathan Carvalho Souza, 17 anos, que mora na cidade de Manaíra, no Sertão da Paraíba, foi o único estudante paraibano selecionado para representar o Estado no Programa Jovens Embaixadores 2016. O nome dele está em uma lista junto ao de outros 49 alunos brasileiros escolhidos pela Embaixada Norte-Americana para participar desse programa, que beneficia com o intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos os estudantes da rede pública que possuem excelente desempenho escolar.
Os nomes dos escolhidos foram divulgados na quinta-feira (29) e, de acordo com a coordenação do programa na Paraíba, 156 alunos paraibanos se inscreveram no projeto. A viagem para os Estados Unidos acontecerá no mês de janeiro do próximo ano e alguns dos critérios adotados para seleção dos alunos foram: liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa possibilita a troca de experiência entre estudantes que doam um pouco de si para ajudar outras pessoas a vislumbrarem novas perspectivas.
Jonathan é aluno do 3° ano de edificações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de Princesa Isabel. Ele sempre foi aluno de escolas públicas e nos últimos anos passou a se dedicar a projetos sociais. Jonathan ingressou no grêmio estudantil da escola e tomou a iniciativa de criar um grupo de astronomia chamado Luar do Sertão. Ele participa também de um grupo folclórico que usa a dança para resgatar pessoas em situação de risco social, na cidade de Manaíra, além de já ter sido monitor de inglês, tudo isso de forma voluntária.
Ao receber a notícia de que teria sido aprovado para participar do programa, Jonathan conta que ficou muito realizado. “Eu estava na escola com os meus colegas quando fiquei sabendo do resultado. E pensei logo: Meu Deus do céu, que alegria. Não é só uma viagem para os Estados Unidos, é a chance de representar o meu Estado e os projetos que participo, então a emoção é muito grande e fica difícil explicar”, comentou.
O coordenador do programa na Paraíba, Ewerton Batista, também ficou muito feliz com o resultado. “Todos os finalistas tinham capacidade de serem selecionados. E Jonathan é merecedor dessa conquista pela sua história de vida e pelo trabalho que realiza na comunidade em que mora”, destacou.
Comentários