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EDUCAÇÃO

PB tem 2º maior índice do país de matrículas no ensino médio integral

Paraíba tem 256.943 alunos com matrículas ativas em escolas de ensino médio integral. Índice paraibano é quase o triplo do brasileiro, de 20,4%.

Publicado em 19/02/2023 às 9:29


                                        
                                            PB tem 2º maior índice do país de matrículas no ensino médio integral
Foto: Governo da Paraíba/Divulgação

A Paraíba tem 256.943 matrículas ativas de alunos em escolas de ensino médico integral, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação. Esse número faz com que o estado tenha o 2º maior percentual do país - 57,8% - de estudantes que se matricularam nessa modalidade na rede pública, de acordo com o Censo Escolar 2022.

No ranking nacional, o estado fica atrás apenas de Pernambuco, que tem um percentual de 62,5%. O índice paraibano é quase o triplo do brasileiro, de 20,4%.

Em toda a Paraíba, conforme a Secretaria Estadual de Educação, existem 302 Escolas Cidadãs Integrais, sendo que 152 delas também oferecem ensino técnico, distribuídas pelos municípios paraibanos.

O número de unidades com ensino integral, no entanto, não corresponde à metade das escolas da rede estadual. No total, são 645, sendo que 343 ofertam ensino regular.

Como é o ensino médio integral da Paraíba

As aulas nas escolas do ensino médio integral começam às 7h30 e terminam às 16h30. Na escola, o estudante lancha pela manhã, almoça e lancha novamente no turno da tarde. A alimentação é oferecida pela unidade ensino.

Ao longo do dia, os alunos têm acesso a disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, assim como também da parte diversificada do novo ensino médio e da base técnica. Essa metodologia faz parte da ideia de integralidade do modelo pedagógico oferecido nas escolas cidadãs integrais do estado.

Na parte diversificada do currículo das escolas cidadãs integrais paraibanas, ficam disponíveis disciplinas a exemplo de Projeto de Vida, Tutoria e Protagonismo Juvenil.

Já as disciplinas eletivas são construídas nas próprias escolas, de maneira interdisciplinar, com a participação de pelo menos dois professores de componentes diferentes, e, preferencialmente, de áreas distintas.

Os componentes eletivos, em cada escola, são a consolidação dos projetos de vida que os estudantes apresentam durante a semana de acolhimento, que acontece no início do ano letivo.

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Jornal da Paraíba

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