icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Período 2015.1 da UEPB deve acabar no dia 11 de dezembro

Proposta de calendário foi divulgada nesta sexta (20), mas ainda precisa ser aprovada pelo Consepe.

Publicado em 20/11/2015 às 13:23

Depois de declarada a suspensão da greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) elaborou uma proposta de calendário acadêmico extraordinário para garantir a conclusão do período letivo 2015.1 ainda esse ano, bem como reestruturação dos períodos 2015.2 e 2016.1, para o ano seguinte. O planejamento foi divulgado nessa sexta-feira (20) e prevê a conclusão do semestre 2015.1 no dia 11 de dezembro. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

As aulas na instituição serão retomadas na próxima segunda-feira (23), mas de acordo com a Prograd o calendário acadêmico só deverá ser regularizado em 2018.

Ao retornar as aulas haverá mais três semanas para o término do semestre 2015.1, sendo que a primeira semana inclui a realização de atividades de revisão e retomada dos conteúdos por parte dos professores e a segunda semana está reservada para os exames da segunda unidade e defesa dos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCCs). Já a última semana do período letivo será dedicada para a realização dos exames finais e eventuais reposições.

No dia 12 de dezembro, encerra o prazo para os professores digitarem as notas e fazerem o registro das aulas no sistema acadêmico. O período de 14 a 18 de dezembro será destinado para o planejamento acadêmico dos cursos, matrícula online dos veteranos, solicitação de mudança de campus e reingresso para o período 2015.2. No dia 17 será realizada a Colação de Grau Especial do período 2015.1 para os alunos que ficaram remanescentes da última colação.

De acordo com a proposta da Prograd, o semestre 2015.2 deve ter início no dia 25 de janeiro e se estender até o mês de maio. Por sua vez, o semestre 2016.1 deve começar no final de maio e seguir até outubro, quando começará o semestre letivo 2016.2.

Na próxima quarta-feira (25), o Consepe se reunirá em caráter extraordinário para apreciar e votar a proposta do novo calendário acadêmico.

A previsão do professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, é que todo o calendário só seja normalizado em 2018, uma vez que é preciso haver um período de 15 a 20 dias entre um semestre e outro para preenchimento de vagas e processos seletivos como reingresso e transferências voluntárias, além das matrículas. O pró-reitor garantiu que a nova proposta obedece os 100 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“Desta forma, não haverá prejuízos de conteúdo para os alunos, porque a Universidade não vai compactar semestres. Vamos realizar integralmente, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, com o semestre cumprindo 100 dias no mínimo”, destacou. Conforme Eli Brandão, a Administração Central está empenhada no sentido de garantir que os alunos não sejam prejudicados, mesmo com o calendário alterado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp