Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 termina nesta sexta-feira (28)

Estão disponíveis dois tipos de editais para a taxa de isenção e justificativas para pessoas com deficiência.

Provas do Enem – Foto: Divulgação

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira (28). Também chega ao fim a data limite para apresentar a justificativa de ausência,para quem teve a taxa de indenização concedida no Enem 2022 e não fez a prova.

Ambas as ações podem ser feitas acessando a Página do Participante, usando o login único da plataforma Gov.br.

Quem pode pedir a isenção

A isenção é assegurada aos estudantes da 3ª série do ensino no ano de 2023, em escolas da rede pública declaradas ao Censo Escolar que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de famílias de baixa renda com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), informa que “Caso não apresente justificativa ou ela seja recusada, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição. O resultado da análise das justificativas sairá no dia 8 de maio”.

Além disso, o Inep disponibilizou duas versões do edital de isenção de taxa de inscrição e da justificativa, voltados para pessoas com deficiência, visando uma maior acessibilidade do serviço. Um dos editais está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outras adaptações para deficientes visuais. 

Enem 2023

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. 

*Com informações da Agência Brasil.