icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Projeto Xadrez Escolar está com inscrições abertas na Capital

Para estudantes do 1º ao 4º ano, as aulas acontecem semanalmente dentro da sala de aula. Já para estudantes do 5º ao 9º ano, as aulas acontecem noturno oposto ao que estudam.

Publicado em 05/04/2011 às 17:27

Da Redação
Com Secom-JP


O Projeto Xadrez Escolar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) está com inscrições abertas para alunos do Ensino Fundamental I e II. O projeto existe desde 2005 e vem destacando alguns alunos como enxadristas. Eles participam de jogos escolares, competições federativas e concursos.

Os interessados precisam apenas estar matriculados em qualquer escola da rede municipal. Para os estudantes do Fundamental I (1º ao 4º ano), as aulas de xadrez acontecem semanalmente dentro da sala de aula. Já para os estudantes do Fundamental II (do 5º ao 9º ano), as aulas acontecem noturno oposto ao que estudam.

Desde o início do ano letivo que os enxadristas da rede municipal se preparam para a seletiva de xadrez da Grande João Pessoa que acontecerá no dia 7 de maio. A disputa vai selecionar uma dupla (um menino e uma menina) para representar a Capital na etapa nacional da olimpíada escolar de xadrez.

Um dos favoritos é o estudante de 13 anos, Luiz Antônio da Silva Tomaz, do 9º ano da Escola Leônidas Santiago, no bairro do Rangel, que conheceu o jogo há quatro anos. “Já conhecia a dama, jogo semelhante, e tive curiosidade de conhecer o xadrez. Gostei tanto, que hoje não me vejo longe de um tabuleiro”, esclarece Luiz.

As inscrições podem ser feitas na coordenação do Projeto, através dos telefones 8743-8444 e 3214-4135.

Projeto Xadrez Escolar

O projeto que é realizado em 78 unidades escolares já apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação. “A experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos estudantes, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte”, acrescenta o coordenador do projeto, Francisco Cavalcanti.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp