icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Pronatec Campo disponibiliza 350 vagas em nove cursos na PB

Há vagas para: Agricultor Familiar, Técnico em Agropecuária, Agricultor, Piscicultor, Horticultor, Bovinocultor, Preparador de Pescado, Aquicultor e Fruticultor.

Publicado em 23/01/2015 às 15:18

Voltado para agricultores familiares, assentados, assalariados rurais e comunidades tradicionais, o Pronatec Campo vai ofertar 350 vagas em nove cursos para o primeiro semestre de 2015 na Paraíba . No país inteiro estão disponíveis 34.934 vagas. O programa é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de acordo com o delegado federal do órgão no Estado, Luís Gonzaga Júnior, as inscrições devem ser abertas na próxima semana.

Os cursos que terão vagas abertas na Paraíba são os seguintes: Agricultor Familiar, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Agricultor Orgânico, Piscicultor, Horticultor Orgânico, Bovinocultor de Leite, Preparador de Pescado, Aquicultor e Fruticultor.

“ São 350[vagas] neste primeiro semestre, porém esperamos triplicar o número no segundo semestre”, afirmou Gonzaga Júnior. O delegado explicou que as inscrições inicialmente serão feitas juntos as entidades (sindicatos e associações) que demandaram os cursos e caso não haja o preenchimento das vagas, o sistema será aberto para a comunidade em geral.

O objetivo do Pronatec Campo é fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo com ampla oferta de cursos para os diferentes públicos do meio rural. A metodologia do Programa intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

Cada pessoa pode fazer até três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), por ano, e um curso técnico. Os cursos FIC servem para a qualificação profissional, conferem certificado de formação e são mais curtos, com duração mínima de 160 horas e dois meses.

Já os cursos técnicos conferem diploma aos alunos e possuem carga horária mínima de 800 horas e duração mínima de um ano, além da carga horária prevista para o estágio profissional supervisionado.

A iniciativa do Pronatec Campo integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp