EDUCAÇÃO
Provas do PSS-2011 começam hoje e serão aplicadas em seis cidades
Dormir cedo, ter uma boa alimentação e tentar se distrair na noite que antecede as provas são algumas das dicas simples que podem ajudar na hora do vestibular.
Publicado em 05/12/2010 às 7:21
De Natália Xavier do Jornal da Paraíba
Dormir cedo, ter uma boa alimentação e tentar se distrair na noite que antecede as provas são algumas das dicas simples que podem ajudar na hora do vestibular. Levar água e algum tipo de lanche para a sala onde o exame será aplicado também pode ser uma maneira de diminuir a tensão no momento em que o nervosismo começar. “Quando o aluno está muito nervoso, parar para tomar água pode ajudar a diminuir a tensão”, disse a psicóloga Cláudia Franca.
Apesar de ter o lanche por perto poder ser uma estratégia para diminuir a ansiedade, o chocolate - produto preferido por muitos estudantes no momento de provas - deve ser evitado. “Algumas pessoas costumam levar chocolate, mas eu não recomendo porque é um alimento muito gorduroso. Melhor levar uma barrinha de cereais”, salientou a nutricionista Heloísa Helena Espínola.
Com as provas em mãos, algo que também pode ajudar, segundo especialistas, é a utilização de uma espécie de “código” definido pelo próprio vestibulando para sinalizar que questões precisam ser revisadas antes de marcar as respostas definitivamente. A psicóloga Cláudia Franca, acredita que com uma lida geral em toda a prova, antes de começar a resolução, o aluno poderá ativar a memória e buscar lembrar dos conteúdos vistos durante o ano. “Quando você lê a prova toda, às vezes o enunciado de uma questão faz você lembrar da resposta de outra. Para poder ativar a memória, uma leitura geral logo no início seria a melhor opção”, destacou.
E se o aluno se deparar com algumas questões que não sabe resolver, a psicóloga tranquiliza: “Dificilmente alguém vai saber todas as respostas. Alguns são melhores em uma disciplina, outros são melhores em outras. Não tem condições da pessoa saber realmente de tudo”, afirmou. “É importante que o candidato não olhe para a prova do vizinho em hipótese alguma porque aí ele pode começar a querer ver se o concorrente já fez mais questões que ele. É melhor não querer saber o que está acontecendo ao seu redor e se concentrar no que está fazendo”, aconselhou.
Com relação à alimentação antes da hora da prova, a nutricionista Heloísa Helena destaca que, além dos alimentos gordurosos, devem ser evitados também aqueles que não fazem parte dos hábitos alimentares do candidato, para reduzir os riscos de problemas intestinais e evitar alergias. “Se a pessoa não costuma comer algum tipo de alimento, melhor não consumi-lo na véspera ou momentos antes da prova”, aconselhou.
Comentários