icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Ricardo divulga resultados do Escola Nota 10 na sexta-feira

A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo, os trabalhadores das unidades escolares receberão como premiação o correspondente a um 14º salário.

Publicado em 03/12/2009 às 15:39

Da Secom-JP

O prefeito Ricardo Coutinho divulga nesta sexta-feira (4) os resultados do prêmio 'Escola Nota 10', projeto lançado em março deste ano que visa incentivar o desenvolvimento educacional, reconhecer e premiar os trabalhadores da educação com o 14º salário e apresentar os resultados alcançados pela rede municipal de ensino ao longo do ano letivo. A solenidade será realizada às 10h, no salão Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Bairro do Altiplano.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Dione Marques de Figueiredo, as notas dos últimos indicadores de gestão escolar e de aprendizagem avaliados pelo prêmio estão sendo computadas.

O Escola Nota 10 é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de ensino fundamental.

A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo, e de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades escolares (exceto Creis) receberão como premiação o correspondente a um 14º salário. Essa remuneração será proporcional ao salário de cada categoria a que pertence o servidor. Já a unidade de ensino receberá o selo de 'Escola Nota 10'.

A avaliação contempla seis indicadores, são eles: regularidade de documentos escolares, cumprimento de conservação do patrimônio, cumprimento de metas de economia de material de custeio, atividades transdisciplinares, frequência dos trabalhadores da educação na formação continuada e aprendizagem dos alunos.

Todas as avaliações são de responsabilidade da Secretaria de Educação e acontecem diariamente, tendo cada indicador o peso 10 do valor global do índice. Encerrando as atividades do Escola Nota 10, acontece a avaliação de aprendizagem dos alunos, que tem peso 50 e ocorre no fim do ano letivo.

O Índice de Excelência em Educação também permitirá a comparação com avaliações nacionais (SAEB e IDEB). “O Escola Nota 10 dá uma atenção maior ao que a escola já faz e, principalmente, tem atenção com o projeto de ensino e aprendizagem”, disse Dione Marques.

Entenda a avaliação dos indicadores

Para o indicador da regularidade de documentos escolares, devem ser repassados à Sedec, nos seus devidos prazos, todas as documentações necessárias para a regularidade da unidade de ensino e das atividades realizadas, como relatório financeiro e de atividades pedagógicas, declaração do Censo Escolar, cronogramas de planejamento, documento comprobatório da frequência de 100% de todos os funcionários, entre outros.

Já no item conservação do patrimônio, serão avaliados a manutenção adequada da estrutura física, conservação do mobiliário e limpeza da escola. A redução de consumo de água, de luz, de telefone e de material de expediente será o terceiro indicador avaliado.

Todos os projetos e programas desenvolvidos na unidade de ensino são avaliados por meio do indicador de atividades transdisciplinares. A presença dos trabalhadores nas formações continuadas promovidas pela Sedec será imprescindível, e a frequência nas atividades corresponderá a um dos indicadores avaliados.

O último indicador avaliado para a obtenção do Índice de Excelência em Educação é o de avaliação da aprendizagem dos alunos. As provas foram aplicadas no último mês de novembro e foram obrigatórias para todos os alunos pertencentes às turmas sorteadas. Os conteúdos foram os pertencentes aos currículos pertinentes de cada segmento do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp