icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Secretaria de Saúde distribui preservativos no Dia Mundial de Combate a Aids, segunda

No mês de dezembro, a Prefeitura intensificará, nos meios de comunicação, a campanha “Aids gosta de variar e você não vai deixar”.

Publicado em 29/11/2008 às 13:30

Da Redação
Com informações da Secom-JP


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá uma série de atividades referentes ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta segunda-feira (1), na Capital.

A programação será aberta às 8h30, no Terminal de Integração, com a distribuição de preservativos, material educativo e apresentação da Peça Boi de Feira, da ONG Amazona, que usa o teatro popular, poesia, dança e humor para tratar a questão da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Uma ação paralela com distribuição de preservativos e material educativo também será realizada no mesmo dia no Alto do Mateus. A ação é uma parceria da SMS, através da seção de DST/Aids, com as ONG´S Amazona, Centro da Mulher 8 de Março, Apros (Associação das Profissionais do Sexo), Cordel Vida, Renasce Companheira, Missão Nova Esperança, MEL e Camp (Centro de Atendimento Médico e Psicológico).

No mês de dezembro, a Prefeitura intensificará, nos meios de comunicação, a campanha “Aids gosta de variar e você não vai deixar”, que desde 2007 faz parte do programa de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador da Seção de DST/Aids, Roberto Maia de Souza, disse que este ano a programação referente ao Dia Municipal de Combate a Aids foi iniciada com o seminário que envolveu profissionais de saúde na discussão do tratamento de HIV/Aids no município.

Roberto Maia destacou a importância das campanhas como forma de combater o preconceito e de estimularem as pessoas, inclusive os idosos, a usarem preservativo na relação sexual.

“Também é importante a quebra de preconceitos e abertura do diálogo sobre sexualidade dentro da família. Não adianta somente as campanhas educativas se não houver diálogo com a sociedade”, completa.

Ele alertou para o aumento da incidência da doença entre os idosos, já que 8% dos casos em João Pessoa são entre pessoas com mais de 50 anos. Segundo Roberto, há uma resistência muito grande entre as pessoas mais velhas em usar o preservativo, o que aumenta o risco de contaminação nessa faixa etária.

Números
Segundo dados da Seção de DST/Aids do município de 1985 a 2007 foram notificados em João Pessoa 1037 casos de Aids. O pico da doença ocorreu em 2004 quando foram registrados 145 casos, em 2005 foram 36, em 2006, 121 e, no ano, passado 86 casos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp