Qual a diferença entre Sisu e Enem e quando usar

Uma das principais dúvidas que podem surgir entre os candidatos a uma vaga no ensino superior no Brasil é entender qual a diferença entre Sisu e Enem. Acontece que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são coisas diferentes, embora estejam conectadas.

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e facilitar a vida de quem está sonhando com uma vaga na universidade, esta reportagem explica qual a diferença entre Sisu e Enem, o que são e como funcionam o Enem, o Sisu e o Prouni, e ainda indica uma outra forma de ingresso à educação superior.

O que fazer primeiro: Enem ou Sisu?

O Enem é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Portanto, o estudante que quer ingressar em um curso de graduação em universidades públicas brasileiras precisa primeiro se inscrever e fazer as provas do exame.

Após o resultado das provas do Enem, o processo de seleção do Sisu é aberto. É aí que os candidatos se inscrevem e usam a nota obtida nas provas do exame para disputar uma vaga no ensino superior da rede pública.

Como funciona o Enem e o Sisu?

Para começar a entender qual a diferença entre Sisu e Enem, é importante saber que o Enem é o método que avalia os estudantes que buscam uma vaga na educação superior, enquanto o Sisu é o meio que os seleciona a partir das notas obtidas no exame.

Sisu

qual a diferença entre sisu prouni e enem

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas oferecidas por universidades públicas de todo o Brasil. O sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Os candidatos são selecionados seguindo a ordem de maior classificação, conforme a nota obtida no exame.

A seleção do Sisu acontece duas vezes por ano, no começo do primeiro e do segundo semestre e é aberta para todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, que não zeraram na redação e também não se inscreveram como treineiros.

As inscrições gratuitas são feitas por meio do acesso da conta gov.br, na própria página de inscrição do portal. Enquanto se inscreve, o candidato pode escolher até duas opções de curso.

Na mesma página, o estudante acompanha as notas de cortes diariamente para saber se a pontuação que obteve é suficiente para entrar no curso que deseja, assim como todo o processo de seleção.

Para calcular a nota, basta observar a nota de corte atualizada todos os dias. Se a sua nota do Enem for menor, você não conseguirá entrar no curso por meio da chamada regular do Sisu, mas pode ser contemplado na lista de espera. Se for igual ou maior, sua vaga está garantida.

Enem

para que serve o enem e o sisu

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante ao término do ensino médio. Alunos que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores podem participar do exame.

O Enem é usado como critério de seleção, assim como um vestibular, para os estudantes que pretendem concorrer a vagas em cursos superiores de universidades públicas por meio do Sisu, a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

As provas do exame são aplicadas em dois dias. No primeiro, o participante responde 45 questões de linguagens (português e inglês ou espanhol), mais 45 de ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia) e escreve uma redação. No segundo, são 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).

Todo o processo de inscrição e acompanhamento do resultado é feito por meio da página do participante, acessada através da página gov.br. Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa que em 2023 custou R$85. Mas alguns estudantes, que atendem a critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), possuem o direito de pedir isenção e não precisam pagar o valor.

Qual a diferença entre Enem, Sisu e Prouni?

qual a diferença entre enem sisu e prouni

Para entender melhor o processo seletivo nas universidades públicas, é fundamental compreender qual a diferença entre Sisu e Enem. Enquanto o Enem é uma prova nacional importante, o Sisu é um sistema de ingresso específico. 

Enfim, qual a diferença entre Sisu e Enem? O Enem é o método de avaliação usado para estudantes que concluíram o ensino médio e querem disputar uma vaga em um curso superior, seja em uma instituição pública ou privada. A partir da nota obtida no exame, o candidato pode se inscrever em seleções como Sisu, Prouni e Fies.

Já o Sisu, é o sistema que usa as notas do Enem para selecionar estudantes para as vagas ofertadas por universidades públicas do país.

Por último, o Prouni é o programa de seleção para concessão de bolsas integrais ou parciais em cursos superiores de universidades particulares. Nesse caso, o candidato precisa atender a alguns critérios.

Ter cursado:

  • O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • O ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista integral;
  • O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral;
  • O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem ser bolsista;
  • O ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa.

Também há oportunidades para:

  • Pessoas com deficiência;
  • Professores da rede pública, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

Veja na tabela abaixo quais as diferenças entre Sisu, Enem e Prouni:

  Enem Sisu Prouni
O que é Exame que avalia o conhecimento de estudantes que terminaram o ensino médio. Sistema de seleção que gerencia vagas oferecidas em universidades públicas. Programa de concessão de bolsas integrais ou parciais em universidades privadas.
Quem pode fazer Quem concluiu o ensino médio. Quem fez o Enem. Quem fez o Enem e atenda aos critérios socioeconômicos do programa.
Inscrições Custam R$85 ou podem ser gratuitas se o candidato for isento. Feitas na página do participante. Gratuitas e feitas pela internet. Gratuitas e feitas pela internet.
O que oferece Nota para se inscrever em seleções para ingresso no ensino superior. Vagas em cursos superiores em universidades públicas. Bolsas em cursos superiores em universidades privadas.

Além do Sisu e do Prouni, qual a outra opção para entrar no ensino superior?

Além do Sisu e do Prouni, o candidato pode tentar uma vaga no ensino superior brasileiro por meio do Fies, que é o Fundo de Financiamento Estudantil. A finalidade do programa é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

Pode se inscrever no Fies, o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010 e atingiu média das notas nas provas igual ou maior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação. Outro requisito é possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Posso usar a nota do Enem no Sisu e no Prouni?

Sim, a nota do Enem pode ser usada para as seleções do Sisu e do Prouni. Porém, qual a diferença entre Sisu e Prouni? A diferença é que a oferta de vagas do Sisu é para cursos em universidades públicas. Já a do Prouni, para concessão de bolsas em instituições privadas.

Qual a importância dos programas do governo federal?

Os programas do governo federal, a exemplo de Sisu, Prouni e Fies, são responsáveis por democratizar, ampliar e facilitar o acesso à educação superior no Brasil. Os três oferecem a oportunidades para estudantes de diversas origens e situações socioeconômicas.

Dessa forma, milhões de brasileiros que nem sonhavam com o acesso à universidade há alguns poucos anos, começaram a ter novas perspectivas de um futuro mais próspero e digno, com a finalidade de transformar a realidade de gerações de suas famílias.

Assim, também se ampliam as oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento, não só pessoal, mas também profissional e regional em várias localidades do país.

Quer saber mais sobre dicas de como se dar bem no Enem e como estudar para as provas de forma prática e eficaz? A página “Lá Vem o Enem” reúne conteúdos direcionados para quem quer acompanhar as novidades e se preparar para o exame.

Resumo

Qual a diferença entre Sisu e Enem? Muitos estudantes ficam confusos sobre as duas siglas e para que servem. Neste artigo, esclarecemos o que são o Sisu, Enem e Prouni para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior. 

Pensando nisso, o Jornal da Paraíba preparou um guia com as principais características e diferentes entre o exame e processos de seleção.

É importante que o estudante saiba o que é o Enem, como e onde usar a nota do Enem, o que é o Sisu, o Prouni, como se inscrever em cada um deles. Explicamos qual a diferença entre Sisu e Enem e se existe alguma outra forma de ingresso ao ensino superior.

Levando em consideração a alta concorrência em todos esses sistemas de seleção, é fundamental se preparar com antecedência. Para saber mais sobre uma rotina de estudos que ajude na preparação para o Enem, acompanhe o Lá Vem o Enem.