icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Como começar a estudar para o Enem do zero: 7 dicas práticas

Provas do Enem serão aplicas em 5 e 12 de novembro. Resultado está previsto para o dia 16 de janeiro.

Publicado em 03/07/2023 às 19:38 | Atualizado em 04/07/2023 às 12:33


                                        
                                            Como começar a estudar para o Enem do zero: 7 dicas práticas

Uma das dúvidas mais frequentes dos estudantes que se preparam para fazer um curso universitário é como começar a estudar para o Enem do zero. Conferir o edital, montar um cronograma, saber o que é prioridade na hora de estudar, definir horários e um ambiente de estudos, por exemplo, são dicas infalíveis para alcançar bons resultados.

Pensando nisso, o Jornal da Paraíba traz dicas práticas que podem ajudar a todos no período de preparação para as provas.

Como funciona o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Porém, em 2009, passou a ser usado como meio de acesso à educação superior no Brasil e em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes do Enem podem conseguir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram essa etapa podem participar como “treineiros”.

Para todos os perfis, este guia ensina como começar a estudar para o Enem do zero.

Como começar a estudar para o Enem do zero

As provas do exame costumam ser longas. Por isso, a  principal recomendação sobre como começar a estudar para o Enem do zero é que o estudante comece a se preparar com antecedência.

O planejamento é uma etapa essencial. É por meio dele que dá para organizar o que vai ser estudado no tempo que o candidato tem disponível.

Depois de planejar, o candidato que deseja saber como começar a estudar para o Enem do zero deve focar nos conteúdos e materiais que precisa e entender qual a melhor rotina para sua preparação.

Conferir o edital do exame Nacional do ensino médio

O edital do Enem 2023 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O documento indica as diretrizes, os procedimentos e os prazos para participação no exame.

Não há idade mínima, nem máxima, para fazer a prova. Também não existe uma exigência de escolaridade.

Fazer um cronograma de estudos para o Enem

Para definir como começar a estudar para o Enem do zero é fundamental montar um cronograma de estudos eficaz. O candidato deve saber quantas horas por dia pode se dedicar e, depois disso, dividir as disciplinas conforme o tempo disponível.


				
					Como começar a estudar para o Enem do zero: 7 dicas práticas

O estudante deve lembrar, ainda, de guardar tempo para revisar os conteúdos e resolver questões para testar o que já aprendeu e fixar ainda mais os assuntos.

Estudar em um ambiente tranquilo

Contar com um lugar tranquilo para estudar garante mais concentração nos estudos e uma melhor produtividade.

É interessante que o estudante tenha disponível um espaço silencioso, sem outras pessoas, com mesa e cadeira confortáveis.

Treinar com provas antigas do Enem

Uma dica fundamental sobre como começar a estudar para o Enem do zero é praticar com exercícios e provas anteriores. Dessa forma, o estudante consegue entender o tempo gasto para a conclusão das questões de cada área e também quais delas vai encontrar mais dificuldades.

Esse treino também ajuda a fixar melhor os conteúdos estudados e testar os conhecimentos sobre as matérias, anotando os erros, para estudar os assuntos melhor, e corrigi-los.

Aproveitar aulas online e grupos de estudos nas redes sociais

A internet possui bastante conteúdo preparatório gratuito para o Enem até para as disciplinas consideradas mais difíceis.

No Youtube, por exemplo, os canais Nerckie e do professor Douglas Maioli são boas pedidas para aprender matemática. Já o da professora Carol, tem dicas e explicações preciosas sobre química.

Entrar em grupos nas redes sociais também pode ser bom. Professores e alunos costumam compartilhar muitos materiais de estudos para quem precisa entender como começar a estudar para o Enem do zero. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo com o celular.

Praticar redação dissertativa e interpretação de texto

Para escrever um bom texto no dia da prova, é preciso que o candidato treine muito e entenda a estrutura de redação que é cobrada.

Por isso, o foco precisa estar voltado para o formato do texto dissertativo-argumentativo. Produzir um texto por semana sobre temas atuais que podem cair na prova garante um bom ritmo.

Também é interessante cronometrar o tempo para saber o quanto vai restar para as provas seguintes.

O Jornal da Paraíba possui uma plataforma gratuita para correções de redações.

Como funciona a redação do Enem


				
					Como começar a estudar para o Enem do zero: 7 dicas práticas
Estudos para o Enem.

A prova de redação do Enem é uma das mais temidas. O exame cobra a produção de um texto dissertativo escrito em 30 linhas, a partir de uma situação-problema.

O professor de redação Eduardo Santos explica que a redação do exame cobra cinco competências. Veja abaixo cada uma delas:

  • Domínio da língua culta: é analisado se a produção textual do candidato “está adequada às regras de ortografia. Ainda são avaliados aspectos a exemplo de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, emprego de pronomes e crase.
  • Estrutura, repertório e adequação ao tema: avalia as habilidades de leitura e de escrita do participante. É preciso ficar atento ao recorte temático.
  • Defesa do ponto de vista: o candidato precisa escrever um texto que apresente uma ideia que vai ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação.
  • Coesão: são avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
  • Proposta de intervenção: apresentação de uma proposta de intervenção para o problema apresentado. O MEC orienta que essa propositura respeite os direitos humanos.

Atentar-se à data e notícias sobre o Enem

Neste ano, as datas de aplicação para as provas do Enem são os dias 5 e 12 de novembro.

Todas as notícias sobre o exame, assim como a plataforma pata correção de redações estão disponíveis na página Lá Vem o Enem, do Jornal da Paraíba.

Quais são os horários de provas do Enem 2023?

As provas começam às 13h30. No primeiro dia, o exame termina às 19h. No segundo dia, o término acontece às 18h30.

Tempo limite: quanto tempo demorar para fazer a prova?

No primeiro dia de provas, os candidatos têm cinco horas e trinta minutos para fazer a prova. Já no segundo, o tempo é menor, de cinco horas.

Matérias que mais caem no Enem e como a prova é dividida


				
					Como começar a estudar para o Enem do zero: 7 dicas práticas

A prova do Enem é dividida pela redação e em mais quatro grandes áreas: Veja abaixo detalhes sobre cada uma delas:

Ciências humanas e suas tecnologias

Esta área é formada pelas seguintes disciplinas:

  • Geografia;
  • Filosofia;
  • História;
  • Sociologia.

Segundo a SAS Plataforma de Educação, que divulgou o "Raio X do Enem - 2009 a 2020", os temas que mais caem na área são idade contemporânea, geografia agrária, mundo do trabalho e ética e justiça.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Esta área é formada pelas seguintes disciplinas:

  • Português;
  • Literatura;
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • Tecnologias da comunicação e informação;
  • Artes.

Também de acordo com a SAS Plataforma de Educação, os temas que mais caem nessa área são leitura e interpretação de texto, estrutura textual e análise do discurso, leituras e artes, gênero textual e literatura.

Ciências da natureza e suas tecnologias

Esta área é formada pelas seguintes disciplinas:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física.

Ainda conforme a SAS Plataforma de Educação, os temas que mais caem nessa área são mecânica, físico-química e humanidade e meio ambiente.

Quer saber mais sobre como começar a estudar para o Enem do zero? O Jornal da Paraíba tem uma área específica com detalhes sobre a prova. Acompanhe tudo pelo Lá vem o Enem

Resumo

Nesta reportagem, você se informou sobre como começar a estudar para o Enem do zero. Aprendeu dicas práticas para se dar bem no exame, a exemplo de como fazer um cronograma, a importância de estudar em um lugar tranquilo, como treinar a redação, a relevância de responder provas antigas, como conseguir conteúdo pela internet e quais os assuntos que mais caem nas provas. 

Prepare-se para o Enem com o auxílio do Jornal da Paraíba. Acesse a editoria Lá Vem o Enem e acompanhe todas as informações e dicas essenciais para começar a estudar para o Enem do zero.

Imagem

Iara Alves

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp