icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

UEPB amplia cota para aluno da rede pública

Sobe para 40% a reserva de vagas para alunos que fizeram o ensino médio nas escolas públicas.

Publicado em 23/04/2009 às 11:48

Rebeca Casemiro, do Jornal da Paraíba

A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já deu início aos preparativos do processo seletivo 2010 da instituição, ampliando as vagas destinadas para alunos oriundos da rede pública de ensino.

Serão oferecidas as mesmas 4.145 vagas ofertadas em 2009, distribuídas nos campi de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos e João Pessoa. A diferença este ano é que aumenta o número de vagas da Cota de Inclusão.

Segundo o vice-reitor da instituição, professor Aldo Maciel, sobe para 40% a reserva de vagas para alunos que fizeram o ensino médio nas escolas públicas. No vestibular de 2009 a cota de inclusão foi 30%.

De acordo com ele, o sistema de cota, que vem sendo adotado pela UEPB desde o vestibular 2007, é uma maneira de proporcionar acesso ao ensino universitário a alunos de todas as camadas sociais, que têm condições de fazer um curso superior, mas poderiam concorrer de forma desigual com alunos que tiveram oportunidades de fazerem vários cursos extra classe.

A intenção da universidade é chegar aos 50%, no vestibular do ano que vem, para que em 2011 as vagas da UEPB estejam divididas pela metade entre alunos da cota universal e de inclusão.

Ontem a Comvest divulgou a lista das obras literárias que serão adotadas nas provas deste ano. Os livros “O Voo da Guará Vermelha”, de Maria Valéria Rezende; “Libertinagem”, de Manoel Bandeira; e “Boca do Inferno”, de Ana Miranda, além do folheto de cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, de José Camelo de Melo, serão cobrados nas provas de língua portuguesa e literatura brasileira.

Segundo o vice-reitor, as provas do vestibular da UEPB não passarão por grandes mudanças e deverão manter o padrão que vem sendo adotado nos últimos anos, sendo aplicada em fase única.

“O processo seletivo da universidade é preparado cuidadosamente e é pensado com antecedência e a UEPB resolveu por não fazer mudanças de repente. Vamos observar como se comportam as universidades federais com relação a essa proposta do MEC para pensar em alterações, mas o nosso vestibular deste ano vai ser realizado da forma tradicional, seguindo o estilo dos últimos anos”, afirmou.

As inscrições no processo vestibular da UEPB devem ser iniciadas no início de junho e o calendário deve seguir a estrutura do ano passado. As provas serão aplicadas entre o final do mês de novembro e início de dezembro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp