EDUCAÇÃO
UEPB ganha nova central
Treze mil alunos voltam a estudar amanhã na Universidade Estadual da Paraíba; nova central de aulas começará a funcionar.
Publicado em 05/08/2012 às 12:00
Hoje é o último dia de férias dos estudantes da Universidade Estadual da Paraíba e amanhã 13 mil alunos devem voltar às atividades acadêmicas nos oito campi da instituição, sendo 9 mil somente em Campina Grande. A novidade este ano é que quase 5 mil alunos serão transferidos para a Central de Aulas no bairro de Bodocongó.
Os alunos fazem parte de nove cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação, que estavam espalhados em prédios localizados em vários bairros de Campina Grande. O novo prédio possui uma área de 25 mil metros quadrados, com cinco blocos e mais de 140 salas de aula.
A nova Central de Aulas é um antigo projeto da instituição e que foi concluído no intuito de integrar toda a comunidade acadêmica em um mesmo espaço. Em Campina Grande, somente o curso de Direito irá permanecer fora do campus de Bodocongó. “Nós já temos um projeto de construção da segunda Central de Aulas no campus I que inclui espaço para o funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas”, explicou a reitora da UEPB, Marlene Alves.
Além das salas de aulas, a nova Central conta com três auditórios e duas bibliotecas, Centro de Vivência, com mais de três mil metros quadrados, baterias de banheiros em todos os pavimentos, laboratórios específicos para cada graduação, livraria, administração dos cursos e espaços com cantinas e lanchonetes.
A reitora da UEPB, Marlene Alves, enfatizou que o funcionamento dos cursos em um só lugar amplia o intercâmbio do conhecimento entre as diversas áreas. “Neste início de semestre temos um motivo a mais para celebrar, já que conseguimos concretizar um sonho antigo de todos que fazem a instituição”, destacou a reitora.
O estudante do 6º período de Comunicação Social, Thiago Marques, acredita que a mudança trará vantagens para o curso. “Vai ser benéfica por aproximar-se da administração da instituição e assim os problemas que encontramos no Decom estarão mais visíveis à reitoria”, afirmou o estudante. Porém, ele tem receios quanto à quantidade de veículos que transportarão os universitários. “Apesar do aumento no número de ônibus sabemos que há poucas linhas”, concluiu.
Transporte
Já a partir de amanhã os estudantes também poderão contar com um reforço no sistema de transporte público com a ampliação no atendimento por transporte coletivo efetuado pelas linhas 303 e 333.
De acordo com o superintendente da STTP, Salomão Augusto, para o atendimento dos cerca de 5 mil alunos que adentrarão a Central de Aulas da UEPB, foram expedidas ordem de serviços para as empresas e a frota de ônibus dessas linhas passará a operar com 14 veículos em período fixo, em intervalos de 12 minutos, e dois veículos extras que atenderão a partir do terminal de integração nos horários de pico, reduzindo o intervalo para 6 (seis) minutos.
Segurança
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, informou que já está montando um esquema de segurança que começará a ser executado a partir de amanhã. O reforço será realizado pela Patrulha Escolar e Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), durante os três turnos de aulas, até 2h da manhã – caso seja necessário.
Comentários