icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

UEPB ganha nova central

Treze mil alunos voltam a estudar amanhã na Universidade Estadual da Paraíba; nova central de aulas começará a funcionar. 

Publicado em 05/08/2012 às 12:00


Hoje é o último dia de férias dos estudantes da Universidade Estadual da Paraíba e amanhã 13 mil alunos devem voltar às atividades acadêmicas nos oito campi da instituição, sendo 9 mil somente em Campina Grande. A novidade este ano é que quase 5 mil alunos serão transferidos para a Central de Aulas no bairro de Bodocongó.

Os alunos fazem parte de nove cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação, que estavam espalhados em prédios localizados em vários bairros de Campina Grande. O novo prédio possui uma área de 25 mil metros quadrados, com cinco blocos e mais de 140 salas de aula.

A nova Central de Aulas é um antigo projeto da instituição e que foi concluído no intuito de integrar toda a comunidade acadêmica em um mesmo espaço. Em Campina Grande, somente o curso de Direito irá permanecer fora do campus de Bodocongó. “Nós já temos um projeto de construção da segunda Central de Aulas no campus I que inclui espaço para o funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas”, explicou a reitora da UEPB, Marlene Alves.

Além das salas de aulas, a nova Central conta com três auditórios e duas bibliotecas, Centro de Vivência, com mais de três mil metros quadrados, baterias de banheiros em todos os pavimentos, laboratórios específicos para cada graduação, livraria, administração dos cursos e espaços com cantinas e lanchonetes.

A reitora da UEPB, Marlene Alves, enfatizou que o funcionamento dos cursos em um só lugar amplia o intercâmbio do conhecimento entre as diversas áreas. “Neste início de semestre temos um motivo a mais para celebrar, já que conseguimos concretizar um sonho antigo de todos que fazem a instituição”, destacou a reitora.

O estudante do 6º período de Comunicação Social, Thiago Marques, acredita que a mudança trará vantagens para o curso. “Vai ser benéfica por aproximar-se da administração da instituição e assim os problemas que encontramos no Decom estarão mais visíveis à reitoria”, afirmou o estudante. Porém, ele tem receios quanto à quantidade de veículos que transportarão os universitários. “Apesar do aumento no número de ônibus sabemos que há poucas linhas”, concluiu.

Transporte
Já a partir de amanhã os estudantes também poderão contar com um reforço no sistema de transporte público com a ampliação no atendimento por transporte coletivo efetuado pelas linhas 303 e 333.

De acordo com o superintendente da STTP, Salomão Augusto, para o atendimento dos cerca de 5 mil alunos que adentrarão a Central de Aulas da UEPB, foram expedidas ordem de serviços para as empresas e a frota de ônibus dessas linhas passará a operar com 14 veículos em período fixo, em intervalos de 12 minutos, e dois veículos extras que atenderão a partir do terminal de integração nos horários de pico, reduzindo o intervalo para 6 (seis) minutos.

Segurança
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, informou que já está montando um esquema de segurança que começará a ser executado a partir de amanhã. O reforço será realizado pela Patrulha Escolar e Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), durante os três turnos de aulas, até 2h da manhã – caso seja necessário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp