EDUCAÇÃO
UEPB inscreve tutores para programa de inclusão social
Tutores auxiliam aluno com deficiência nas atividades pedagógicas e científicas e em trabalhos práticos experimentais.
Publicado em 15/11/2010 às 17:49
Da Secom-PB
A Universidade Estadual da Paraíba, desde 2006, promove o Programa de Tutoria Especial, que tem como principal meta a educação inclusiva. As inscrições seguem abertas durante todo o ano para alunos da instituição interessados em participar do programa e cooperar através de assistência pedagógica ao aluno com deficiência. O setor executor do programa é a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC).
Os objetivos do Programa de Tutoria Especial são oferecer assistência pedagógica ao aluno com deficiência nas categorias: física, intelectual, auditiva, visual e múltiplas, regularmente matriculado em cursos de graduação da UEPB; e proporcionar ao tutor (a) experiências que contribuam para seu processo de formação.
A metodologia utilizada no Programa de Tutoria Especial começa por selecionar os estudantes de graduação interessados na função de tutor especial. Estes, após processo seletivo, passam a cumprir uma carga horária de 12 horas semanais para fornecer auxílio pedagógico aos alunos da UEPB com deficiência.
Os tutores, sob a orientação da coordenadora do programa, a professora do Departamento de Serviço Social da UEPB, Cleonia Maria Mendes de Sousa, desenvolvem as seguintes atribuições: auxiliar o aluno com deficiência nas atividades pedagógicas e científicas e em trabalhos práticos experimentais. A professora alerta que este é um programa de auxilio pedagógico, sendo vedado ao tutor substituir o aluno com deficiência em qualquer tipo de atividade acadêmica e nos processos de avaliação.
A coordenação informou os dados referentes ao Programa 2010: são 11 tutorados atendidos e 12 tutores bolsistas, atendendo nos cursos de Comunicação Social, Filosofia, Física, Geografia, História, Pedagogia e Serviço Social.
Comentários