EDUCAÇÃO
Universidade ganha laboratório de Letras Clássicas
Instalação do novo espaço é parte de um projeto que vem dando cada vez mais importância ao estudo do grego e do latim na Paraíba.
Publicado em 30/03/2012 às 8:30
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ganhou ontem um laboratório de pesquisa de Letras Clássicas. A instalação do novo espaço é parte de um projeto que vem dando cada vez mais importância ao estudo do grego e do latim na Paraíba. É tanto que após a criação do curso de Letras Clássicas, a UFPB já se tornou referência, inclusive com a participação de professores na tradução inédita de textos gregos como O Sofista, de Platão.
O professor Henrique Murachco, que é referência no estudo de letras clássicas no Brasil e assina várias publicações e traduções, esteve presente na inauguração do laboratório e disse que esse espaço é único e que tornará a Paraíba uma referência no estudo da filosofia, além do grego e do latim.
De acordo com Juvino Maia, coordenador do curso que tem apenas três anos e já fez conquistas importantes no meio acadêmico, em todo o país, apenas a Universidade de São Paulo (USP) tem um curso como o da UFPB. “Os demais lugares onde se estuda essas línguas, não há um curso. São apenas habilitações do curso de Letras”.
O laboratório conta com espaço multimídia para apresentação em datashow, biblioteca especializada e espaço de estudo. “Ainda não temos todos os livros que pedimos, mas os que consideramos fundamentais já dispomos aqui”, disse Juvino.
Da aula magna participou também o professor José Seabra, da USP, especialista em latim e que atestou a importância dos estudos.
Comentários