EDUCAÇÃO
"Universidades federais continuarão gratuitas", afirma ministro
Pronunciamento do ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, ocorreu após polêmica envolvendo a suposta cobrança de mensalidade nas federais.
Publicado em 18/05/2016 às 13:36
O ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, afirmou nesta quarta-feira (18) que as universidades federais continuarão a ser públicas e gratuitas sob o governo do presidente interino Michel Temer. O pronunciamento do ministro veio após declarações realizadas por ele nesta terça (17) sobre a cobrança de mensalidades em cursos de extensão e pós-graduação em universidades públicas.
"Embora não seja prioritária, esta é uma discussão que deve ser feita com os reitores e representantes das universidades", afirmou Mendonça na terça. Como deputado federal, ele votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/2014, que prevê que instituições públicas poderão cobrar, se desejarem, por cursos de extensão e pós-graduação latu sensu.
No pronunciamento desta quarta, o ministro procurou mudar o tom de suas declarações anteriores, afirmando que as universidades federais continuarão públicas e gratuitas. "Não há nenhuma possibilidade de que o MEC venha patrocinar ou discutir a questão de pagamento de mensalidade nas universidades públicas", disse. "O que houve foi uma discussão no Congresso sobre a regulamentação de pós-graduação profissional, mestrado profissional", minimizou. O prununciamento completo pode ser visto aqui.
Comentários