FPF divulga tabela detalhada da primeira fase da 2ª divisão do Campeonato Paraibano

Apesar da desistência, Esporte de Patos é mantido na tabela divulgada pela Federação, que, por sua vez, não deixou claro que haverá WO e, consequentemente, rebaixamento do Pato.

(Foto: Diventare Creativa)

Prestes a começar, a 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2021 já tem tabela detalhada. É que a FPF divulgou os detalhes da primeira fase da competição na manhã desta quarta-feira. A primeira rodada já acontece neste fim de semana, com destaque para Auto Esporte x Femar, que marca o reencontro da torcida automobilista com o seu time. Além disso, o que chamou atenção foi a presença do Esporte de Patos, que desistiu da competição mesmo depois de ter participado do Conselho Arbitral. Apesar da desistência, a Federação manteve a equipe na tabela, mas não deixou claro se o clube sertanejo vai levar WO em suas partidas e, consequentemente, será rebaixado para a Terceirona de 2022.

A edição 2021 da Segundona começa neste fim de semana. Serão dois jogos no sábado, um no domingo e dois na segunda-feira. O outro duelo, que seria entre Esporte de Patos e Sabugy, não tem data, horário e local, já que o Pato desistiu de disputar a competição.

Confiança-PB, Campeão Sub-19, Paraibano
Campeão paraibano sub-19, Confiança-PB entra na disputa buscando o acesso (Foto: Divulgação/FPF-PB)

Os destaques são os confrontos entre Auto Esporte e Femar, duelo que marca o reencontro do time automobilista com a sua torcida, além de Confiança-PB e CSP, equipes que se destacam pelo bom rendimento na categoria de base.

Vale ressaltar que a edição de 2021 conta com 12 equipes, distribuídas em duas chaves com seis, frisando, é claro, que o Esporte de Patos aparece, mas não vai entrar em campo. O Grupo A é formado por Auto Esporte, CSP, Confiança de Sapé, Desportiva Guarabira, Femar e Internacional-PB. Já o Grupo B conta com Desportiva Picuiense, Queimadense, Sabugy, Serrano-PB, Sport Lagoa Seco, além do Pato do Sertão.

Confira os jogos da primeira rodada da 2ª divisão do Campeonato Paraibano:

30.out | 15h | Sport Lagoa Seca x Queimadense (Carneirão)
30.out | 17h | Auto Esporte x Femar (Almeidão)
31.out | 15h | Confiança-PB x CSP (Toca do Papão)
01.nov | 15h | Internacional-PB x Desportiva Guarabira (Almeidão)
01.nov | 15h | Serrrano-PB x Picuiense (Amigão)
Esporte de Patos x Sabugy

A primeira fase da 2ª divisão começa neste fim de semana e vai até o dia 14 de novembro, sendo disputada nos fins e nos meios de semana. Vale destacar que nesta temporada, três times vão conquistar o acesso para a elite do futebol paraibano do ano que vem. Em compensação, duas equipes estarão rebaixadas para a Terceirona.

FPF divulga a tabela detalhada da 2ª divisão do Campeonato Paraibano
FPF divulgou na manhã desta quarta-feira a tabela detalhada da Segundona(Foto: Divulgação / FPF)

O Regulamento

Na primeira fase, os times de cada chave vão se enfrentar apenas em jogos de ida, com os quatro melhores avançando, e o último colocado de cada grupo estará rebaixado para a 3ª divisão de 2022. Na segunda fase, de mata-mata, as partidas serão de ida e volta, com o primeiro e segundo colocados de cada grupo jogando enfrentando o terceiro e quarto do outro e fazendo a segunda partida em casa:

  • Jogo 1: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
  • Jogo 2: 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
  • Jogo 3: 2º do Grupo B x 3º do Grupo A
  • Jogo 4: 4º do Grupo A x 1º do Grupo B

Nas semifinais, os vencedores dos Jogos 1 e 3 se enfrentam, assim como os times vitoriosos dos Jogos 2 e 4, em partidas de ida e volta, com os mandos de campo definidos através de sorteio. Quem ganhar estará na final, em jogo único, ou no Almeidão ou no Amigão. E quem perder terá a chance de disputar a terceira e última vaga do acesso à 1ª divisão, também em jogo único, com o mando de campo definido através de sorteio.

De acordo com o regulamento, a final será feita em jogo único e só poderá acontecer no estádio Almeidão ou no Amigão, independentemente dos finalistas.