Ex-jogador do Botafogo-PB, Cristian pede ajuda ao Governo do Brasil para poder sair da Ucrânia após invasão da Rússia

Jogador de 22 anos passou pelo Belo em 2020 e agora atua no futebol ucraniano, no Zorya.

Foto: João Pedro Melo / ge

Para além de todos os dramas inerentes a um conflito armado, um, em especial, tem chamado atenção no Brasil em meio a esse grave impasse entre Rússia e Ucrânia. É que muitos jogadores brasileiros atuam no futebol ucraniano. Um deles é o gaúcho Cristian, de Pelotas, que vestiu a camisa do Botafogo-PB em 2020. 

O ex-atacante do Belo atua no Zorya, clube que atualmente está na quarta colocação do Campeonato Ucraniano. Ele joga com dois outros brasileiros, o atacante Guilherme e o lateral-esquerdo Juninho. Os três, ao lado da esposa e do filho de um deles, gravaram um vídeo, com um apelo para o Governo brasileiro, para que aja em favor dos atletas do país que estão lá e querem retornar ao Brasil com segurança. 

“Queremos alcançar o máximo de pessoas possível com esse vídeo. Que todos vocês possam compartilhar e fazer chegar ao Brasil, para que o Governo brasileiro possa nos ajudar nesse momento tão difícil”, comentou Cristian. 

O Zorya, clube dos brasileiros, é um tradicional time do país, localizado em Lugansky, região onde existe uma grande população pró-Rússia e separatista. O presidente russo, Vladimir Putin, na última segunda-feira, antes de autorizar uma operação militar que invadiu a Ucrânia, reconheceu a região de Lugansky e a de Donetsk como países independentes. 

Os atletas se deslocaram para outra cidade, a de Zaporíjia, onde aguardam novidades da diplomacia brasileira sobre um possível retorno para o Brasil. Pelo clube ucraniano, Cristian fez 21 jogos na atual temporada e tem um gol. Pelo Belo, em 2020, atuou sete vezes na Série C do Campeonato Brasileiro.